
Francimones Albuquerque. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Em Juazeiro do Norte, o número de casos positivos para covid-19 passou de um por semana para dez casos por dia, informou a secretária municipal de Saúde, Francimones Albuquerque. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), a titular da Saúde reforçou a importância de completar o esquema vacinal como medida para conter o avanço da doença.
“Isso já nos dá um sinal de alerta, embora os casos estejam sendo leves. Agora a gente recomenda o uso da máscara, principalmente por pacientes que são imunossuprimidos, que fazem tratamento de oncologia, gestantes, idosos, para que possamos reduzir o índice de transmissão”, afirmou a secretária.
Na ocasião, Francimones apontou uma baixa na procura por imunizantes e um aumento na procura por testagem. Segundo ela, a cobertura vacinal chega a 92% na primeira dose, mas despenca para menos de 30% na quarta. Na segunda dose o percentual é de aproximadamente 80% e na terceira, 65%.
“Não chegamos a 30% de cobertura da quarta dose. Por isso estamos intensificando [a vacinação]”, alertou. “A gente pede a população que venha tomar a vacina, que venha ser imunizado. Aí se houver uma contaminação, vai ter de uma forma leve e não vai necessitar do internamento”, aconselhou a secretária.
Nesta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a realização de mutirões de vacinação, que começam nesta quinta-feira (17), das 17h30 às 20h30, e sexta-feira (18), das 13h30 às 16h. Nos dois dias serão disponibilizadas as quatro doses de vacinação contra covid-19 no Centro de Dermatologia, conhecido como “postão”.
( Miséria)