Caucaia: a cidade que completa 263 anos oferecendo serviços de saúde para até dez municípios

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, completa 263 anos neste sábado, 15 de outubro. A cidade é a segunda maior do Ceará em número populacional e tem aproximadamente 368.000 habitantes. Na assistência à saúde, Caucaia atende a demanda da população local e de nove cidades vizinhas. Nos últimos meses, as unidades de saúde passaram por mudanças e atualmente contam com a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS que administra as UPAs, hospital e maternidade do município.
 
A rede de saúde de Caucaia é composta por Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), conhecidas popularmente como Postos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, o Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e a Maternidade Santa Terezinha. As UPAs, hospital e maternidade geridas pelo INTS passam por mudanças na gestão, reestruturação dos atendimentos e ampliação da equipe de profissionais. ”Foi feito um mapeamento das unidades para avaliar as necessidades, compreender os problemas e encontrar soluções que ofereçam melhor atendimento e serviços aos pacientes. Nosso foco é trazer uma gestão eficiente, humanizada e comprometida com a qualidade”, disse Ricardo Bricidio, diretor do INTS em Caucaia.

Foto: Reprodução

Cada unidade de saúde tem um perfil de atendimento e para não sobrecarregar o sistema é importante que a população saiba identificar qual unidade procurar de acordo com a necessidade. Confira abaixo sobre o perfil de cada serviço. 
 
UAPS (Postos de Saúde) 
 
As Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) são portas de entrada para o atendimento de saúde. A população deve procurar os postos em casos de sintomas leves como: gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outros casos semelhantes. Caucaia tem 46 UAPS localizadas em diferentes bairros do município.

UPAS 

 
As Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, funcionam 24 horas e prestam atendimento adulto e pediátrico. As UPAs contam com serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre os postos de saúde e hospitais. Com unidades nos bairros Centro e Jurema, têm o objetivo de oferecer agilidade e reduzir a fila nos hospitais. Em Caucaia, as unidades prestam atendimento médico, realizam exames de imagem, laboratoriais e contam com leitos de internação adulto e pediátrico. A população deve procurar as UPAs em casos de pressão alta, dor torácica, cortes, febre alta, derrame, entre outros casos semelhantes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)