Festas para Lula no interior do Nordeste movimentaram o sábado
O candidato à Presidência Lula (PT) agradeceu pela movimentação de simpatizantes no Nordeste no último dia de campanha.
Neste sábado, 1°/10, circularam nas redes sociais vídeos com movimentação de pessoas defendendo a candidatura do petista.
No Twitter, Lula agradeceu, especialmente, ao povo de Cajazeiras-PB e disse que houve movimentação parecida em outras cidades.
COMEÇA A VOTAÇÃO NO BRASIL!
Às 8 horas iniciou oficialmente as eleições brasileiras. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal neste domingo, 2/10.
Neste ano, os horários de votações em todos os estados foi padronizado para seguir o horário de Brasília. O horário de encerramento do pleito ocorre às 17 horas.
Evento pró-Bolsonaro em Itapajé
Evento de fechamento de campanha pró-Bolsonaro foi realizado ontem, 1°/10, em Itapajé-CE. Em vídeos, é possível ver as movimentações da cidade do interior cearense, distante 128 km de Fortaleza.
É ainda possível observar grande quantidade de motocicletas destacando o apoio ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Fim de eleições no Japão e Austrália
A decisão das eleições para os brasileiros que votaram na Austrália e no Japão já foi definida. Segundo dados do boletim de urna, os brasileiros em Tóquio-JP, escolheram Jair Bolsonaro (PL). O candidato venceu em todas as sessões.
Já o resultado na Austrália revela a vitória de Lula (PT). As eleições no país, foram realizadas em Camberra-AUS. Por lá, todas as urnas contabilizaram vitória do ex-presidente.
Eleições brasileiras na Nova Zelândia: Lula vence
As eleições brasileiras na Nova Zelândia já possuem resultado definido: O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu. O petista obteve mais votos em todas as quatro urnas da cidade de Wellington-NZ.
Mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar neste domingo
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 estados e no Distrito Federal neste domingo (2), das 8h às 17h (horário de Brasília).
Além dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com 5.570 municípios mobilizados para o pleito, total de 181 pontos no Exterior também estão recebendo brasileiros para a votação para presidente.
Observadores internacionais presentes nas eleições brasileiras
Organismos e especialistas internacionais estão mobilizados para acompanhar as eleições brasileiras neste domingo, 2/10, quando 150 milhões de eleitores são convocados a eleger presidente, governadores e congressistas nos níveis estadual e federal.
Em meio a questionamentos do chefe de Estado, Jair Bolsonaro (PL), sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, a Organização dos Estados Americanos (OEA) mobilizou 55 especialistas de 17 nacionalidades em 15 dos 27 estados brasileiros.
Quais mandatos estão em disputa hoje
Eleições 2022 no Brasil: os cargos disputados
Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores podem escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
Deputado federal
Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.
Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.
Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)
Mandato: 4 anos
Deputado estadual
Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.
Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)
Mandato: 4 anos
Senador
Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.
Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.
Total de assentos: 81 (três por estado).
Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)
O governo do estado do Ceará é sediado no Palácio da Abolição, a sede do poder Executivo estadual. Conheça mais sobre as eleições de 2022 e as principais datas até o pleito. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará
Governador
O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.
Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.
Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)
Mandato: 4 anos
Presidente da República
Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/aovivo/2022/09/30/brasil-eleicoes-2022-ao-vivo-ultimas-noticias-do-dia-de-votacao.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas
o povo: