.jpeg?f=default&$p$f=cdf2811)
A Estação Ecológica de Aiuaba, no sertão dos Inhamuns, A ESEC assume grande importância ecológica, por ser a maior área de conservação do Bioma Caatinga, coberta integralmente com floresta de caatinga-arbórea, exercendo significativa influência na manutenção da diversidade florística e faunística desse bioma, além de representar um importante papel no ciclo hidrológico da região, devido à sua cobertura florestal densa
A reserva tem uma área de 11.525,3 hectares, perfazendo um perímetro de 72,77 km, e está inserida integralmente no município de Aiuaba. Seu objetivo é proteger o Bioma Caatinga, propiciar pesquisas científicas e desenvolver programas de educação ambiental.
Porém, foi sua efetivação como estação ecológica, em 2001, que o tornou instrumento para reduzir a caça a animais selvagens. Inclusive, em seus laboratórios mantém, para fins de pesquisa, armadilhas e peles de animais apreendidas há alguns anos, quando eram comercializados. Outra importante atividade é manutenção de um viveiro de mudas de espécies nativas.