Waldonys celebra 50 anos de idade e fala sobre sua trajetória musical

Blog do  Amaury Alencar
0



Nascido em Fortaleza, o sanfoneiro, cantor, compositor e piloto da esquadrilha da fumaça, Waldonys, celebra neste mês de setembro seus 50 anos de idade. A trajetória do cearense na música é marcada pela paixão à sanfona, instrumento musical que conquistou o coração do artista desde a infância, quando assistia seu pai tocar. Consagrado no meio musical e tendo viajado pelo mundo levando a cultura cearense e o forró raiz, Waldonys tem como grande inspiração os grandes menestréis da sanfona no Nordeste, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Com vários discos solo gravados e grandes participações de artistas como Marisa Monte e Zé Ramalho, o cantor consolidou seu nome ao longo dos anos. Amante da arte de voar, o artista também já participou de várias manobras a bordo do seu avião, além de incontáveis saltos de paraquedas, transformando a atividade aeronáutica em sua segunda paixão. Essa combinação de talentos tornou o artista nacionalmente reconhecido pelo público. Sua determinação foi o grande impulso para enfrentar os obstáculos ao longo dos anos e agora como forma de agradecimento aos fãs, o artista lança o show Waldonys 50 anos – voos por todos os cantos, que será festejado junto ao público no dia 18 de setembro, em Fortaleza. O jornal O Estado conversou com o cantor Waldonys para entender melhor suas paixões e essa trajetória que carrega consigo muita inspiração, talento, determinação e claro, muita música.

Diante do cenário musical com tantos artistas surgindo a cada ano. Como você define a sua carreira musical consolidada?
Decisões bem tomadas, sempre na vida temos que tomar decisões nos negócios e claro que na música não pode ser diferente. Então eu diria, fazer com amor, acreditar muito nos seus sonhos e tomar decisões certas nas horas certas é como eu defino minha carreira musical.

Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Um dos principais desafios era mostrar para as pessoas que eu não estava ali, simplesmente porque era afilhado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, esses grandes artistas. Como tudo na vida tem os dois lados, tem o lado no qual as pessoas dizem “Ele só está ali porque é afilhado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos”, então diante disso você precisa mostrar duas vezes a que veio.

 O que Luís Gonzaga representa para você?

Luiz Gonzaga é minha referência, ele representa o alicerce do meu trabalho, o norte verdadeiro da minha bússola, não que eu vá realizar um show somente sobre o Luiz Gonzaga, com o tempo e a maturidade você vai criando sua própria identidade. A minha identidade musical tem lá no alicerce a obra desse grande artista, porque foi uma escola que eu tive a honra de participar, com muito orgulho.

Qual a sua maior inspiração?
Isso é difícil de responder, porque eu tenho várias grandes inspirações, que juntas, formam um elo e uma corrente que rodeia o meu trabalho. Luiz Gonzaga e Dominguinhos são minhas maiores inspirações no meio musical. Na aviação, a esquadrilha da fumaça me inspirou muito a realizar os shows aéreos, são muitas inspirações na minha vida.

Além de sanfoneiro, cantor e compositor, você também é membro honorário da esquadrilha da fumaça. Como você define essas multi funções?
Eu sou extremamente realizado, porque são duas coisas que eu faço com muito amor, são os shows aéreos e os shows no palco. É riscando os seus com os corações de fumaça e encantando as pessoas através das acrobacias e das músicas. Então, são coisas que agradeço muito a Deus. Como eu faço da atividade aeronáutica uma arte, ela entra como música nos meus ouvidos.

O que os fãs podem esperar desse show em comemoração aos seus 50 anos?
É um apanhado de tudo que eu vivi, toquei, cantei, são tantos sorrisos distribuídos e recebidos, tantos abraços e sensações boas através da música e das manobras que tiram o fôlego do público. As pessoas vão poder ver uma fase de maturidade, um show repleto de sucessos para brindar o público presente. Muitas histórias que trazem uma mensagem forte ao longo desses 50 anos e a cereja do bolo que é o lançamento do meu livro, ‘Voos por todos os Cantos’, estou muito feliz e bastante ansioso por esse momento.

Qual o seu conselho para os artistas que estão iniciando no meio musical?
Acredite em você, acredite no seu trabalho e tenha amor pelo que faz e sem se deixar levar por momentos, não deixe que nenhum obstáculo vença a sua força de vontade. Acredite sempre, uma hora acontece, e não é na sua hora, e sim, na hora de Deus.

Por Dayse Lima

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)