![]() |
| Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ |
Um projeto desenvolvido por alunas do Colégio Dom Bosco, em Santa Quitéria, foi aprovado e será apresentado na Mostra Nacional de Robótica, evento científico que ocorrerá no próximo mês de outubro em São Bernardo do Campo (SP). O Pocoautis tem como principal objetivo, ajudar as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a se desenvolver de maneira mais simples e divertida por meio do uso da robótica educacional.
Segundo a aluna Vitorya Santos, do 9º ano, a iniciativa surgiu em meados de junho, a partir do desejo de participar de eventos deste porte e considerou as dificuldades de interação social e de comunicação que a pessoa com autismo possuem e o quanto isto afeta na alfabetização. O protótipo trabalha a identificação de animais, cores e letras por meio dos sons e imagens e enfoca também atividades cotidianas, com movimentos e brilhos como atrativo.
O projeto, desde então, vendo sendo testado por alunos do infantil e apresentado também a visitantes na escola, tendo colhido feedbacks positivos. “Eles se encataram, um deles veio, segurou, perguntou e se animou e isso a gente achou maravilhoso. A dificuldade agora é tentar montar algo maior, porque a placa tem um custo elevado”, relata.
No Brasil, estima-se que existem 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

