Trilheiro flagra acúmulo de lixo em nascente de Missão Velha

Blog do  Amaury Alencar
0


Foto: Reprodução/Vídeo

 Nesta terça-feira (30), o mecânico e trilheiro Wellington de Brito divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando o acúmulo de lixo na nascente da Gameleira, localizada no município de Missão Velha. No local, é possível ver latas de lixo, mas o entulho como garrafas plásticas e sacolas se espalham por todo o chão.

Wellington visitava o lugar pela primeira vez e estava acompanhado de 4 amigos, quando se deparou com o cenário, “lamentável” afirmou. De acordo com ele, em todos os lugares que visitou na Chapada do Araripe havia lixo nas trilhas.

Ainda no vídeo é possível visualizar placas de conscientização sobre o lixo e preservação da natureza.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com a gestão municipal de Missão Velha. Por mensagem, a assessoria afirmou que o local trata-se de uma propriedade particular, mas que as secretarias responsáveis devem averiguar a área e realizar a limpeza. A assessoria informou também, que o município está preparando uma campanha de conscientização nesses espaços, para evitar o descarte inadequado de lixo pela população.

Conscientização

Missão Velha é um dos municípios que compõem o território do Geopark Araripe. O projeto, reconhecido pela UNESCO, realiza ações de conscientização ambiental desde 2006, ano de sua criação, mas nos últimos anos as atividades se intensificaram com rodas de conversas, blitzes ecológicas, assim como projetos nas escolas e nas comunidades.

De acordo com o geólogo e assessor executivo do Geopark Araripe, Rafael Celestino, o processo de educação ambiental é realizado de forma conjunta, com o apoio das prefeituras.

O poder público ele pode fiscalizar, ele pode deliberar normativas, mas não adianta nada se as comunidades não interiorizarem esses conceitos e partir para prática, entendendo que aquilo ali também faz parte da casa delas”, explica.

                                           ( Miséria) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)