![]() |
| Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ |
Recenseadores de Santa Quitéria estão enfrentando problemas para coletar dados do Censo Demográfico 2022, por causa da falta de informação de algumas moradores. Em alguns casos, os profissionais são barrados e não conseguem realizar as entrevistas a domicílio.
Segundo Brígida Aragão, uma das responsáveis pelo levantamento no município, em algumas situações existe o receio das pessoas em passarem os dados com medo de que seja cancelado algum benefício, como o Auxílio Brasil por exemplo. No entanto, é importante destacar que os dados não são divulgados individualmente, ou seja, não há probabilidade dos entrevistados serem prejudicados.
“As vezes as pessoas ficam com medo de que o seu Auxílio Brasil seja cortado, mas o governo sabe o perfil da população exatamente pelos dados do IBGE”, declara.
Com isso, também existem casos na qual os moradores passam a data de nascimento errada, ou seja, repassam dados falsos, além de alegarem que não sabem onde se encontram os documentos que possuem a data de nascimento. “Diante das divulgações, o que a gente pede é que a população nos receba. É importante a pesquisa para o município, pra haver as políticas e diante dos dados delas que as políticas públicas são traçadas”, afirma Brígida.
![]() |
| Recenseadores de Santa Quitéria |
Dessa forma, o Censo Demográfico se trata de questionário básico com 26 perguntas, que tem como principal objetivo conhecer as características dos moradores. Também é incluído uma amostra de questionário com 77 perguntas, que inclui educação, saúde, deslocamento e entre outros.
No Ceará, 7.348 recenseadores foram treinados para efetuar o Censo Demográfico.
A voz de Santa Quitéria

