“Izolda é a mãe do Ceará e do PAIC”, dispara Camilo Santana, em solenidade de comemoração dos 15 anos do programa de alfabetização na idade certa

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT) compareceu a solenidade de comemoração dos 15 anos do programa de alfabetização na idade certa (PAIC), projeto desenvolvido em 2007 na gestão do então governador Cid Gomes (PDT) supervisionado pela na época Secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela (PDT), que atualmente, exerce o cargo de governadora.

Num discurso enfático e com tom emocionado, nesta terça-feira, 21, no Centro de Eventos, Camilo se referiu à Izolda como ‘mãe do Ceará e mãe do PAIC'.

“Eu devo muito a ela, ao seu jeito discreto e que tem me orgulhado muito em hoje ser uma mulher firme, a primeira a governar o Estado do Ceará. Para mim, Izolda Cela é a mãe do Ceará, é a nossa governadora e é a mãe do PAIC, pois foi ela que plantou a sementizinha desse projeto, desde 2007”, disse Camilo, relembrando o início do Programa na gestão Cid Gomes, enquanto Izolda era chefe da pasta da Educação e o hoje pré-candidato ao Senado pelo PT, era Secretário do Desenvolvimento Agrário.

Confira o trecho do discurso em que Camilo chama Izolda Cela de mãe do ‘Ceará e do PAIC'.

Em meio ao discurso de Camilo, apoiadores que participavam do evento começaram a gritar “Izolda, Izolda, Izolda”, em postura semelhante ao coro adotado durante o seminário regional do PDT, na semana passada.

Camilo relembrou a trajetória de Izolda, citando o fato dela ser professora e aproveitou ainda para pedir palmas para os profissionais da educação do Estado.

“Eu queria deixar uma salva de palma a todos os professores da rede pública municipal”, pediu Camilo, ao público presente e fez o mesmo pedido para o senador Cid Gomes, seu antecessor.  ‘E eu queria pedir uma salva de palmas ao ex-governador Cid Gomes, por implementar o PAIC no Ceará, por acreditar na educação. É de sonhos que nós estamos falando”.

Confira outro trecho onde Camilo elogia Cid Gomes e explica a origem do termo ‘Izolda, mãe do Ceará'

Sobre o PAIC

A política pública foi criada em 2007 como Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os sete anos de idade, por meio de um regime de cooperação entre Estado e Municípios.

Com isso, o programa passou a nortear ações e metas da gestão educacional, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas voltadas à garantia do direito à aprendizagem. Hoje, o Ceará é destaque nacional na educação pública.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)