SPS certifica primeiras turmas do Complexo Mais Infância de Barbalha

Blog do  Amaury Alencar
0

 


“A formação foi muito proveitosa, especialmente porque uma capacitação como esta, tão completa, não era acessível. Muitas pessoas da minha classe, assim como eu, não teriam condições de pagar”, afirma Cícera Pereira (37), concludente do curso de Designer de Sobrancelhas no Complexo Social Mais Infância de Barbalha. Mãe solteira, de quatro filhos, ela explica que no momento não está trabalhando, porque os dois menores têm necessidades especiais. “O próximo passo é colocar em prática todo o conhecimento e apoio que tive do Complexo, me especializar cada vez mais na área de estética e abrir um estúdio para mim”, visualiza.

A cerimônia de certificação foi realizada nesta sexta-feira (20), com a presença do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, homenageando os 139 alunos das primeiras turmas na unidade. Na ocasião, foi realizada a entrega dos certificados para os concludentes de Camareiro de Hotel, Informática Básica, Marketing Digital, Software de Edição de Textos, Comida de Rua, Sobremesas para Restaurantes e Formação de Salgadeiro, além da entrega de kits instrumentais para os integrantes do curso de Design de Sobrancelhas.

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Complexo é o primeiro localizado no interior do Estado. O espaço busca ser um local de convívio e integração entre as famílias e a comunidade, com atividades culturais, esportivas, educacionais e de geração de renda. Desde a sua inauguração, em março de 2022, foram atendidas 500 pessoas, sendo 285 nos cursos de capacitação.

“Os Complexos Mais Infância nasceram a partir de um sonho, que hoje é realidade, e que se concretiza a cada dia, nas mudanças positivas para a vida destas pessoas”, celebra a secretária titular da SPS, Onélia Santana. “O dia é de alegria, oportunidades e de qualificação para estes profissionais, que estão sendo certificados hoje no município de Barbalha”, conclui.

“Esses cursos vêm para atender as famílias que estão aqui no entorno e que estão em busca de se qualificar e desenvolver atividades produtivas”, ressalta o secretário-executivo da SPS. “Enquanto Coordenadoria de Inclusão Social, eu estou muito feliz de participar deste momento, que é o primeiro de muitos que virão acontecer neste espaço”, completa a gerente administrativa na Coordenadoria de Inclusão Social da SPS, Ana Paula Sales.

Alan Bruno, concludente na turma de Informática Básica avaliou a formação. “Gostei muito do curso. Tivemos um pouco de dificuldade no começo, mas graças à metodologia e aos ensinamentos da professora, nós conseguimos desenrolar tudo facilmente”, reflete o jovem. “Hoje estou feliz de estar aqui, recebendo meu certificado. Tenho certeza que vai contribuir para minha profissão no futuro”, completa.

As capacitações foram realizadas entre março e maio de 2022, com cargas que variam entre 12 e 100 horas/aula. O momento acontece em parceria com o Instituto Maria da Hora (IMH) e o Instituto de Arte e Cidadania (IAC), que executam os cursos nas unidades.

Sobre o Complexo

Primeira unidade no interior cearense, o Complexo de Barbalha teve um investimento superior a R$ 4,5 milhões, e conta com ginásio, areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca, teatro, salas de música, dança, informática, robótica, cozinha de aprender (gastronomia), sala multifuncional para cursos e horta.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)