Secretário de Meio Ambiente do Ceará Artur Bruno, visita Complexo Ambiental do Caldas, em Barbalha

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, visitou na tarde desta quinta-feira, dia 12 de maio, visita ao Complexo Ambiental Cruzeiro do Caldas, no município de Barbalha, no Cariri cearense. O equipamento gerido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema|), através da Instituto Dragão do Mar (IDM) foi inaugurado dia 13 de novembro de 2022. “O espaço o conta com teleférico, Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, café cultural, Borboletário do Cariri e vista privilegiada da região”, conta Bruno.

Para o titular da Sema, é um equipamento de arte, meio ambiente e sobretudo, cidadania. “O Complexo é um instrumento de Educação Ambiental, de conhecimento da cultura e de conhecimento do espaço. Uma grande alternativa que o Governo do Ceará deu ao povo do Cariri, aos cearenses e ao País. Ademais, é um equipamento voltado ao turismo sustentável e por meio do qual possibilitará ao visitante conhecer a fauna e flora do Cariri, a partir do Centro de Interpretação”, disse.

Sobre o Complexo

A obra envolveu a recuperação e reforma de um prédio histórico no Caldas, a construção de uma linha de teleférico com duas estações (Bom Jesus e Mirante do Cruzeiro), a passarela de acesso e a plataforma do mirante. O percurso de 544 metros entre um estação e outra será feito em oito minutos. Ao todo, serão 34 cadeiras com três assentos levando os visitantes da sede do distrito ao alto da Chapada do Araripe. Seis torres de 11 a 16 metros dão sustentação à estrutura do teleférico. O contrato de gestão com o IDM, para administração do equipamento, está sendo renovado até maio de 2023.

        

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)