Quixadá: Encontro reúne Funceme, Cogerh, USP e instituições de locais de pesquisa para discutir desertificação

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O II Encontro de Iniciativas e Estudos de Combate à Desertificação no Ceará (EICD) reúne, entre os dias 25 e 27 de maio, em Quixadá, pesquisadores (as) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Univeridade de São Paulo (USP), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para discutir o fenômeno da desertificação no Estado.

O evento será realizado no campus do IFCE de Quixadá, com a iniciativa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Coreaú e do Banabuiú.

O EICD busca possibilitar o debate sobre causas e efeitos da desertificação e os impactos sobre os recursos naturais no Ceará. Além disso, pretende avaliar os indicadores, as ações do governo estadual, os municípios atingidos e o que tem feito a União na implantação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN – Brasil).

Durante a programação, ocorrerão palestras e encontros com especialistas na temática, visando estabelecer um compromisso das instituições públicas e da sociedade civil na definição de estratégias para superação dos avanços da desertificação no semiárido nordestino, além de conhecer experiências mitigadoras no enfrentamento da desertificação no Nordeste brasileiro.

A Funceme será representada pelas pesquisadoras Margareth Benício e Rousilene Silva, que abordarão os estudos realizados no projeto Brum, em Jaguaribe.

No site do EICD também estão as demais informações a respeito dos Eixos temáticos de discussão do evento, da formatação dos trabalhos e do corpo científico do Encontro.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)