Pesquisa Poder Data: Lula tem 43% das intenções de voto, Bolsonaro tem 35% e Ciro 5%

Blog do  Amaury Alencar
0


Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes(foto: REPRODUÇÃO )

Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes(foto: REPRODUÇÃO )



Nova rodada da pesquisa Poder Data divulgada nesta quarta-feira, 25, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida presidencial, com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 35% da preferência e em terceiro lugar o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Juntos, esses três nomes registram cerca de 80% da preferência do eleitorado.

Em relação à última pesquisa PoderData, na primeira quinzena de maio, Lula oscilou um ponto para cima e Bolsonaro e Ciro mantiveram os mesmos desempenhos. A diferença entre o petista e o atual chefe do Executivo é de 8 pontos percentuais. Brancos, nulos e não sabem somam 10%. Há outras pesquisas previstas para esta quarta-feira, 25.



Pesquisa presidencial Poder Data (25 de maio)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 43%
Jair Bolsonaro (PL) - 35%
Ciro Gomes (PDT) - 5%
André Janones (Avante) - 3%
Simone Tebet (MDB) - 2%
João Doria (PSDB) - 1%
Eymael (DC) - 1%
Luciano Bivar (União Brasil) - 1%
Branco/nulo - 3%
Não sabem - 7%


 Nesta pesquisa o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) ainda é considerado, embora tenha registrado queda de três pontos percentuais, pois o anúncio de desistência feito pelo tucano, nesta semana, ocorreu com o levantamento já sendo realizado. O número de indecisos também saltou de 4% na primeira quinzena do mês, para 7% nesta pesquisa.

Felipe D'Ávila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não atingiram um ponto percentual.

O levantamento também analisou um eventual 2° turno entre Lula e Bolsonaro. De acordo com o instituto, o petista tem 50% da preferência do eleitorado, contra 39% de intenções de voto em Bolsonaro. Brancos e nulos, neste cenário, somam 11%.

A pesquisa ouviu 3.000 pessoas, em 301 municípios, entre os dias 22 e 24 de maio. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Agregador de Pesquisas O POVO

A plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO lançou o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que foi disponibilizado na última sexta-feira, 13. O objetivo da nova ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

Inicialmente, a corrida rumo à Presidência da República será o foco do Agregador de Pesquisas O POVO, que em breve trará também os cenários da disputa ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. As eleições de outros estados também serão retratadas pela ferramenta.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.


                              o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)