Pesquisa Datafolha: Lula lidera com 48%; Bolsonaro tem 27%, e Ciro 7%

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 26, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na dianteira, com 48% das intenções de voto na pesquisa estimulada - quando o entrevistador oferece opções de nomes. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 27%. Desta forma, o petista abre 21 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com 7%. Os demais nomes atingem, no máximo, 2% da preferência do eleitorado. Votos brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% disseram não saber em quem vão votar nas eleições de outubro. 

Na espontânea - aquela em que os nomes não são lidos -, Lula chega a 38%, enquanto Bolsonaro tem 22%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

É o primeiro levantamento do Datafolha após o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deixar a disputa presidencial. Ele abriu espaço para a possível candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Os partidos que encampam este projeto de terceira via são MDB, PSDB e Cidadania. 


Em relação à pesquisa anterior, feita entre 22 e 23 de março, Lula ganhou cinco pontos percentuais (de 43% para 48%), enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima (de 26% para 27%). Entretanto, de acordo com o instituto, a nova pesquisa não é diretamente comparável com a antiga, tendo em vista que foram aplicadas em cenários diferentes, excluindo nomes que deixaram a disputa - como Doria e o ex-juiz Sérgio Moro -, e incluindo pré-candidatos apresentados recentemente, como é o caso de Pablo Marçal (Pros).

O levantamento ouviu 2.556 eleitores com mais de 16 anos em 181 cidades do Brasil, entre quarta-feira, 25, e hoje. Contratada pela Folha, a pesquisa está registrada com o número BR-05166/2022. 

Pesquisa estimulada*

Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Luciano Bivar (União Brasil): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Branco/Nulo: 7%
Não sabem/Não responderam: 4%.

*Felipe d'Avila (Novo) 0; Sofia Manzano (PCB) 0; Leonardo Péricles (UP) 0; Eymael (Democracia Cristã) 0; Luciano Bivar (União Brasil) 0; General Santos Cruz (Podemos) 0


Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/05/26/pesquisa-datafolha-lula-lidera-com-48-bolsonaro-tem-27-e-ciro-7.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

                              o Povo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)