Morreu nesta quinta-feira, 5, aos 89 anos, o ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Rêgo. Ele foi prefeito de Tauá, onde era líder político, e foi presidente da Assembleia Legislativa de 1991 a 1993, quando chegou a exercer interinamente o cargo de governador. Teve oito mandatos de deputado estadual. Ele tinha 89 anos.
Na semana passada, Dr. Júlio sofreu um infarto, estava se recuperando, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu.
A família está definindo como será o traslado do corpo para ser velado e sepultado em Tauá.
O primeiro mandato político foi conquistado em 1962, quando foi eleito prefeito de Tauá pelo Partido Social Democrático (PSD). Foi secretário da Saúde do Ceará no governo César Cals e líder do governo Ciro na Assembleia.
Biografia
Nasceu em Tauá/CE, em 29 de dezembro de 1932, Júlio Rêgo se formou em Medicina pela Universidade de Recife (PE) em 1956, é pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará. Foi médico do Departamento Estadual de Saúde do Ceará, chefe do posto de saúde de Tauá e médico do Dnocs (1958).
Sua carreira política teve início em 1962, quando foi eleito prefeito de Tauá pelo Partido Social Democrático (PSD). Deputado estadual em oito legislaturas, exerceu vários cargos na Mesa Diretora. Assumiu a Presidência da Casa de 1991 a 1993. Durante o período, ocupou interinamente o Governo do Estado em algumas ocasiões. Líder do Governo na administração de Ciro Gomes, também foi secretário de Saúde no Governo César Cals.
Em 1994, Júlio Rego foi nomeado conselheiro efetivo do Tribunal de Contas do Estado. Presidiu o órgão no biênio 1996/1997. É membro fundador do Lions Club de Tauá, membro benemérito da Academia Cearense de Medicina e honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço (MG).
Em 1980, Dr. Júlio implantou a Rádio Cultura dos Inhamuns.
Uma das últimas aparições do ex-deputado Júlio Rêgo em eventos políticos, ocorreu em 2016, quando participou da inauguração da Creche Vovó Clarinda, no Bairro Colibris, ao lado da prefeita Patrícia Aguiar, vice Dr. Júlio César, seu sobrinho, ex-deputado Domingos Filho, Dep. Odilon Aguiar, dentre outras lideranças.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), lamentou a morte de Júlio Rêgo. Segundo o parlamentar, será decretado luto oficial.
O ex-governador Camilo Santana (PT) também prestou condolências. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Júlio Rêgo. (...) Que Deus conforte a família e os amigos", afirmou em postagem no Instagram.
Blog do Amaury Alencar o Povo