Com recorde de atendimento do TSE, Fachin vê país unido 'como há muito não se via' pela democracia

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O presidente do TSE, ministro Edson Fachin

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin


Ao fim do período de cadastro eleitoral, nesta quarta-feira (4), o ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que viu o Brasil em sintonia com o processo democrático e com o bem de todos. A declaração foi concedida nesta quinta (5) durante divulgação do balanço parcial de atendimento da Justiça Eleitoral. A Corte recebeu 8.951.527 pedidos nos últimos 31 dias, um recorde segundo Fachin.

"Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título", afirmou.

Fim do prazo para cadastro eleitoral

O prazo para pedir a emissão ou regularização dos títulos de eleitor se encerrou às 23h59 desta quarta-feira. Apenas nesta quarta, a Justiça Eleitoral realizou 1.738.808 atendimentos nos cartórios eleitorais e pela web. Quem entrou com a solicitação pode acompanhar o processo pela internet, na página do TSE.

Nesta quinta, Fachin agradeceu aos servidores e colaboradoras e também a todos os outros envolvidos no processo, enfatizando o apoio de quem foi "além do virtual", disponibilizando "conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viabilizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda".

Urna eletrônica que será usada na eleição deste ano

Urna eletrônica que será usada na eleição deste ano


O balanço ainda é parcial. Agora, a Justiça Eleitoral começa a fase de processamento dos dados e de resposta aos eleitores que fizeram suas solicitações. Segundo Fachin, os dados finais sobre o perfil do eleitorado brasileiro devem ser apresentados no mês de julho, conforme previsto no calendário da Corte.

Esses números tão animadores também dão a dimensão da responsabilidade que temos em nossas mãos na organização do peito que se avizinha. A população respondeu ao chamado do TSE, que não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança.

Eleitores com menos de 18 anos

Segundo o ministro, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos, entre janeiro e abril. "Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% quando comparado aos quatro primeiros meses do ano de 2014. Um reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do 'Jovem Eleitor', realizada de 14 a 18 de março e que teve adesão espontânea da sociedade brasileira ao movimento."

Sede do TSE, em Brasília

Sede do TSE, em Brasília

TSE/REPRODUÇÃO

Apenas em março foram 522.471 mil novos eleitores com menos de 18 anos. Em abril, o TSE atendeu 991.415 mil jovens que solicitaram o primeiro título – um aumento de 89,7% em relação ao mês anterior.

"Agora, temos um novo desafio: assegurar que todas essas pessoas que responderam ao nosso chamado para emitir e regularizar o título compareçam no dia 2 de outubro. E aqui faço um alerta específico para a outra ponta da tabela, ou seja, brasileiras e brasileiros com mais de 70 anos que, assim como os menores de 18, têm o voto facultado. Compareçam, exerçam seu direito. Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto", declarou Fachin

                          R7 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)