O salário base dos professores de Quixadá vai passar a ser de R$ 4.686,09 a partir de maio, com o novo reajuste. O total do salário reajustado chega a ser maior do que o pago por importantes municípios do Ceará e maior até do que o piso da categoria.
A proposta de reajuste foi votada e aprovada nesta quarta-feira (13) pela Câmara de Vereadores de Quixadá e foi votado considerado as questões da Lei de Responsabilidade Fiscal do município, que chega próximo ao seu limite prudencial.
A nível nacional o valor obrigatório a ser pago aos professores é de R$ 3.845,63. Esse valor é o piso da categoria, mas o reajuste aprovado pela Câmara vai fazer com que o rendimento salarial dos professores quixadaenses em início de carreira ultrapasse o piso nacional, chegando a R$ 4.686,09.
Esse valor é superior à de outras cidades, como Quixeramobim, que permanece pagando o valor do piso nacional, e maior até que cidades referência na educação cearense, como Sobral, que atualmente paga ao professor R$ 4.087,12. Se considerado as gratificações que são previstas no Plano de Cargos e Carreiras a professores com outras titulações, o salário de alguns profissionais com o atual reajuste pode chegar próximo de R$ 20 mil.
De acordo com a gestão municipal, o repasse dos valores reajustados não seria parcelado, ou seja, a nova quantia será garantida aos professores já a partir do mês de maio.
A medida teria por objetivo garantir o equilíbrio fiscal do município e as finanças em dias. Estudos estimativos realizados pela Prefeitura de Quixadá apresentaram um dado de desordem financeira e a possibilidade da interrupção do pagamento em dias, caso o valor permitido aos professores fosse maior do que o que atualmente foi oferecido.
Monólitos Post