Move Ceará debate retomada econômica e estratégias no Sertão de Canindé

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O encontro do Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, em conjunto com a plataforma TrendsCE, reuniu, nesta quinta-feira, 31, lideranças do Sertão de Canindé para debater sobre a economia, turismo, comércio e agronegócios do local, além de traçar metas para a retomada do crescimento da região, com geração de emprego e renda. A informação é da assessoria da Assembleia Legislativa.

Durante a manhã, o evento, que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé, focou nas atividades turísticas e alternativas para fortalecer o comércio da região.

A coordenadora do Move Ceará, Mariana Chaves, explicou que o projeto tem como principal objetivo ouvir e priorizar as demandas de cada macrorregião, fazer um levantamento desses projetos e buscar soluções direcionadas para cada local. “Queremos alavancar, dar esperança e celeridade para a economia de cada localidade junto com a população”, frisou.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, ressaltou que, após as demandas serem colhidas junto aos diversos setores produtivos de cada região, um manifesto será produzido e encaminhado ao Conselho e Mesa Diretora da Casa. “Com isso, poderemos desenvolver planos e buscar estratégias para cada localidade”, disse.

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, agradeceu a realização do encontro Move Ceará no município e salientou a importância de ouvir as demandas dos municípios no cenário pós-pandemia. “Essa pandemia prejudicou muitas pessoas, e agora precisamos fortalecer a geração de empregos e a busca pelo crescimento”, assinalou.

Segundo a prefeita, Canindé é um município com grande turismo religioso e com movimentação em prol das romarias. “Devemos fortalecer essa nossa qualidade, e agradeço ao presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), pelo esforço e apoio aos municípios cearenses na busca pelo desenvolvimento do Ceará”, afirmou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé, Antônio Pereira, destacou que o comércio está trabalhando incessantemente para buscar o fortalecimento. “A pandemia inibiu o comércio, e Canindé teve grande impacto com a parada das romarias. É preciso que o Governo crie mecanismos para auxiliar os empresários. Com a inflação corroendo o salário dos cidadãos, precisamos de auxílio e métodos para voltar a crescer”, pontuou.

Para a presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Karlinda Coelho, é necessário um grande apoio para a região poder voltar a crescer. “Nossa cidade tem o turismo religioso muito forte, e precisamos que os empresários olhem para essa característica como oportunidade. É de grande valia pensar e buscar alternativas para a geração de empregos e expansão dos negócios da cidade”, assinalou.

Durante a tarde, o Move Ceará deu continuidade ouvindo e debatendo com lideranças, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fatraece), Secretaria de Agricultura de Canindé, setores produtivos e comerciantes sobre o fortalecimento do agronegócio.

Formada pelos municípios Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti, a macrorregião do Sertão de Canindé saiu da 10ª posição em 2002 para a 14ª em 2018 entre as regiões de planejamento com menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

Do Repórter Ceará 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)