SDA realiza ampla distribuição de sementes do Projeto Hora de Plantar no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0

 A SDA está em plena operacionalização do projeto Hora de Plantar. Com a quadra invernosa se intensificando aumentam as buscas por sementes. O projeto em sua 35ª edição tem intensão de disponibilizar cera de 2,7 mil toneladas de sementes para mais de 150 mil agricultores em 182 municípios do estado.

A Região do Cariri, primeira a registrar chuvas no Estado, já está com todo estoque de sementes sendo entregue aos agricultores. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário ocorre com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Em até duas semanas estão previstas distribuições nas regiões Centro Sul, Inhamuns e Crateús.

As demais regiões aguardam o fornecimento das sementes, mas a estimativa é que até 15 de fevereiro todos os municípios estejam com suas sementes distribuídas.

“Estamos na expectativa que as chuvas se mantenham constantes e duradouras, contribuindo para uma super safra com as nossas sementes do Hora de Plantar”, destacou a secretária da SDA, Ana Teresa.

Entenda mais sobre o PHP

A logística para execução do programa deste alcance é considerada complexa, e concilia os contratos de fornecimento de sementes e mudas, com o recebimento em cada município.

Nesse meio tempo, a SDA coleta amostras de cada lote de sementes para avaliar a qualidade antes de disponibilizar aos agricultores, verificando especialmente os níveis de germinação (nascimento da semente), infestação (ocorrência de insetos) e pureza (presença de material diferente de sementes, tipo: pedra, galho, pedaços de sementes, sementes de outras espécies).

Mais de 21 empresas são fornecedores de sementes. “A antecipação das chuvas tem causado prejuízos irreparáveis, ainda há campo sendo colhido, com a ocorrência de chuvas, estes campos podem ser inviabilizados, de forma que não haverá como os contratos serem honrados”, explica a assessora da Coordenadoria da Agricultura Familiar da SDA, Neyara Lage.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)