Recém-nascido é salvo de engasgo em Juazeiro do Norte após atendimento do Samu Ceará por telefone

Noticias
0


Na noite dessa quinta-feira (13), por volta das 22h, a Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará, em Juazeiro do Norte, foi acionada para atendimento a uma ocorrência de engasgo em recém-nascido.A criança, um menino de apenas um dia de vida, estava com os sinais vitais comprometidos após engasgo decorrente da amamentação. O médico de plantão e coordenador da Central de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, atendeu à ocorrência e prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em casos deste tipo.

Com as orientações e o acompanhamento do médico, por telefone, o tio da criança conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas do pequeno. Uma viatura do Serviço chegou ao local em seguida, dando continuidade ao atendimento e assegurando a saúde do bebê.

“Isso nos traz um momento de muita felicidade, por conseguir atingir o objetivo, trazer essa criança de volta de uma parada [cardiorrespiratória]. Toda a equipe que estava de plantão ficou muito emocionada, muito emotiva. Cada vida que salvamos é motivo para comemorarmos”, afirma Rulim. 

Respeitando o desejo da família, as identidades da criança e de seus familiares serão preservadas.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)