Quixadá participa da 31ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema – Cine Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0





A seleção dos curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará contempla realizadores de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Meruoca, Quixadá e Tianguá. Serão exibidas três animações: “As aventuras de Ana e João”, de Augusto Cesar dos Santos; “Ibiapaba, como nascem as montanhas”, de George Alex Barbosa; e “Sebastiana”, de Cláudio Martins. A mostra apresenta quatro curtas de ficção: “2020”, uma ficção Científica/Sertãopunk, de Oziel Herbert; “Curva sinuosa”, um trabalho experimental de Andréia Pires; “Entre o passado”, de Larissa Estevam; e “Estilhaços”, um curta de horror/fantasia de Gabriela Nogueira. De 28 de novembro a 2 de dezembro, o Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), receberá a faixa de curtas de mais uma edição da mostra Olhar do Ceará, que na 31ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema – Cine Ceará, exibe 17 curtas-metragens cearenses. As sessões têm início sempre a partir das 14h, na sala 2, e serão seguidas de debate com os realizadores, numa conversa mediada por Camila Osório. A programação é gratuita mediante a retirada de até dois ingressos por pessoa, uma hora antes, na bilheteria do Cinema. Para ingressar no evento cultural, os interessados deverão comprovar o ciclo vacinal completo, com apresentação de passaporte sanitário e documento de identificação.

Dentre os 17 curtas selecionados, dez são documentários. Entre eles, “Fôlego vivo”, um trabalho da Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas – Umari, um coletivo de pessoas indígenas, formado em sua maioria por mulheres, multigeracional e integrantes LGBTQI+ e PCD. “Zé Tarcísio, Testemunha”, de Delano Gurgel, sobre a vida e a obra de um dos maiores nomes das artes plásticas do Ceará. Além de “Saudade dos Leões”, de João Paulo Magalhães, sobre a Praça dos Leões, um dos espaços mais icônicos da vida cultural de Fortaleza.

A festa de Reis este ano foi cancelada em decorrência da Pandemia.

A tradição cultural está nos curtas “Arte na palha”, de Augusto Cesar dos Santos, sobre chapeleiras do interior cearense que produzem artesanatos com a palha da carnaúba e perpassam suas habilidades às novas gerações; e “Boi coração”, de Marcelo Alves e Ângela Gurgel, sobre a festa em homenagem ao Dia de Reis, realizada há mais de 20 anos pelo agricultor e poeta Chico Emília, em sua própria casa, em Quixadá no interior cearense.

Completam a seleção os documentários “Corpas”, de Arthur Almeida, sobre o fazer artístico e a transexualidade em Fortaleza, capital do segundo estado que mais mata trans no Brasil; “Memória da memória”, de Idson Ricart, que revisita histórias de personagens presentes em fotos e fitas-cassetes que haviam sido descartadas, após um mapeamento cultural realizado em Quixadá, em 1993, pelo cantor e compositor Pingo de Fortaleza; e “Muxarabi”, sobre um metalúrgico do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, que em meio à rotina de fazer portas, janelas e grades, cria invenções e reflete sobre a vida. O filme é de Natália Maia e Samuel Brasileiro, diretores e roteiristas que criaram, escreveram e dirigiram a série “Lana & Carol”, atualmente em exibição no Canal Futura. Também são roteiristas do premiado longa-metragem “Pacarrete”.

Serviço

31º Cine Ceará – Mostra Olhar do Ceará
Data: De 28 de novembro a 2 de dezembro de 2021
Horário: 14h
Local: Sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante retirada de até dois ingressos por pessoa, uma hora antes, na bilheteria do Cinema e apresentação do passaporte vacinal e do documento de identificação.
Duração e classificação: diversas

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)