Projeto do Governo enviado ao Congresso abre crédito especial de R$ 300 milhões para auxílio gás

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que abre crédito especial no Orçamento da União, no valor de R$ 300 milhões, para bancar o pagamento do auxílio gás. As verbas serão administradas pelo Ministério da Cidadania. A Lei que instituiu o auxílio gás aos brasileiros foi sancionada e publicada no dia 22 de novembro. O assunto entra, nesta quarta-feira (01), no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral.

De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Cidadania, o vale gás é direcionado às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social.

A lei estabelece, também, que o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. O benefício será pago a cada bimestre, com valor correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg do gás de cozinha.


Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o “benefício alcançará mais de cinco mil famílias de baixa renda e, a partir do próximo exercício, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) sejam atendidos”.



                           Ceará Agora 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)