Fortalecimento da Agricultura: Araripe se transforma na capital do Bode do Ceará, com a realização da Sexta Exposição Agropecuária, que ocorre esse final de semana

Blog do  Amaury Alencar
0

 
O município de Araripe, encravado na região do Cariri Oeste, está ostentando o título da capital do Bode com a realização da sexta Expo Araripe Exposição Agropecuária de Araripe, que ocorre neste final de semana no centro de eventos da cidade. 

o evento, foi aberto na manhã desta sexta feira (26), em solenidade que ocorreu com a participação de autoridades municipais, criadores, representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Ematerce, Secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará, secretários municipais de agricultura dos municípios de Salitre, Campos Sales, Nova Olinda, Iguatu, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, e demais entidades parceiras. 

              O engenheiro agrônomo da secretaria de desenvolvimento agrário do Ceará  Samuel Bacurau, que esteve representante o secretário estadual Diassis Diniz, afirmou que a principal meta do Governo do Estado, é a de retomar essas exposições regionais que está tendo início pelo município de Araripe, a fim de que possamos levar  ações que venha desenvolver tanto a agricultura como a ovinocaprinocultura de leite, através do programa rota da caprinocultura de leite que já está atendendo a uma demanda de 14 municípios no Estado. 

 por meio do aprimoramento da assistência técnica e a  melhoria genética do Rebanho da Ovinacaprinocultura,  onde com  isso os pequenos e médios produtores passam a ter melhor qualidade em seu  plantel, e consequentemente grande facilidade para o mercado consumidor, destacou ele. 

              Presidente da câmara municipal de Araripe José Paulino Conhecido como (Zè Gordinho), que esteve representando o prefeito Cícero Deus, foi  taxativo ao enfatizar ser um evento que vem trazer ganhos para o município, tendo em vista que mexe com toda a cadeia produtiva oportuniza aos pequenos e médios criadores a conhecer novas tecnologias, troca de experiências, fazer bons negócios entre os nossos produtores com os produtores de outros Estados que estão expondo nesta exposição.

 e sobre tudo incrementa a geração do emprego e renda desde a rede hoteleira até as pequenas casas e pousadas, bem como contribui para o fortalecimento do nosso artesanato, deixando um fluxo de recursos em nosso comercio,  e esse evento tem sempre que permanecer independente de gestão porque é uma exposição do Araripe, pontua ele. 

  

          Rutemberg Fortaleza secretário de desenvolvimento agrário do município de Araripe, é um dos idealizadores da Expo Araripe, disse ao Blog do Amaury Alencar, que a exposição agropecuária já está tendo uma grande dimensão porque estamos conseguindo reunir produtores dos Estados do Piaui, Paraíba, Pernambuco, além de outros municípios de várias regiões do Ceará, refletindo na receita economia municipal. 

além, de estarmos trazendo para ser exposto o artesanato, a pedra Cariri do município de Nova Olinda, um grande plantel de ouvinos e caprinos com destaque para a Cabra Gisele, que está dando 12 litros de leite e está em nossa exposição, além de negócios já sendo realizados, tendo em vista que a nossa maior missão é o fortalecimento do agronegócio, não só para o município de Araripe, mas em âmbito Regional. 

em meio a programação haverá o julgamento de animais por um dos maiores juízes Dr. Cezar Arruda, de Natal Rio Grande do Norte, na pista de animais, festival gastronômico, festas com bandas tanto na noite da sexta feira como no sábado, a pega do Bode, Torneio Leiteiro, entrega de troféus, feira da agricultura familiar, a primeira feira virtual da agricultura familiar em parceria do governos municipal e estadual, onde as pessoas fazem a compra virtualmente e pegam os produtos na exposição. 

Rutemberg, disse acreditar que haverá um grande volume de negócios, pois só nesse primeiro dia já teve cabras que foram comercializadas por até 8 mil reais












Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)