Caminhada da seca nos campos de concentração de Senador Pompeu será neste domingo, 14

Blog do  Amaury Alencar
0

                         


No Ceará, registros históricos apontam a existência de campos de concentração em junho de 1932 em Cariús, Crato (Buriti), Senador Pompeu, Quixeramobim, Ipu e Fortaleza.

Uma lei aprovada pelos parlamentares estaduais foi sancionada pelo governador Camilo Santana no último dia 28 de setembro.

Já são quase 40 anos de caminhada em um verdadeiro memorial desse momento de tragédia na história das secas que assolaram o Ceará”, observou o padre João Melo Reis, que já exerceu a função de pároco em Senador Pompeu.

A caminhada em memória dos mortos no flagelo da seca de 1932, em Senador Pompeu, é considerada o maior ato religioso social em memória dos mortos no Ceará em decorrência da intensa estiagem que castigou as famílias dos sertanejos naquele ano.

No segundo domingo de novembro, a cada ano, quando o dia começa a clarear, o sol surge no horizonte com uma multidãoconcentrada em frente a igreja matriz de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Senador Pompeu. É quando começa o caminhar em direção ao cemitério ao lado do Açude Patu.

É um percurso de 6 km feito sob cânticos e orações. O evento anual inclui celebração de missa.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)