Bombeiros resgatam macaco-prego em quintal de residência, em Iguatu

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Animal ficou assustado durante o resgate, mas foi capturado e depois solto em área de mata (foto: Ascom/CBM-CE)
Animal ficou assustado durante o resgate, mas foi capturado e depois solto em área de mata (foto: Ascom/CBM-CE)



Um macaco-prego foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) neste domingo, 14, no quintal de uma residência no Sítio Tanque, zona rural de Iguatu, a 360 quilômetros de Fortaleza. Os moradores da casa ligaram para a guarnição local ao avistarem o animal, de porte médio, em cima de uma árvore.

Quando os oficiais chegaram para realizar o salvamento, o primata parecia bastante assustado, mas não aparentava ferimentos. Por causa do estado de agitação, o animal apresentou comportamento um pouco agressivo e reagiu ao resgate. Ele foi capturado com a utilização de técnicas e materiais específicos de salvamento terrestre.

Após o procedimento, o macaco-prego foi transportado na carroceria de uma viatura de transporte animal do CBM-CE e devolvido ao seu habitat natural. Os oficiais soltaram o bicho em uma região de mata aberta na montanha de Cruz das Pedras, Área de Preservação Ambiental (APA) localizada a cerca de 25 quilômetros do Centro de Iguatu.

O que fazer ao se deparar com uma espécie silvestre?

Encontrar um animal silvestre não é fato corriqueiro. Apesar disso, é preciso estar atento a orientações básicas de como proceder em situações semelhantes a essa registrada neste domingo em Iguatu. Antes de tudo, o CBM-CE orienta que qualquer ocorrência relacionada às espécies silvestres seja comunicada imediatamente à corporação por meio do telefone 193.


                     o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)