Assembleia Legislativa celebra 15 anos de criação da unidade da URCA em Campos Sales

Blog do  Amaury Alencar
0

 
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta segunda-feira (22/11), sessão solene para celebrar os 15 anos de fundação da Unidade Descentralizada de Campos Sales, da Universidade Regional do Cariri (Urca).

A homenagem foi proposta pelo deputado Fernando Santana (PT). Na ocasião, ele informou que o governador Camilo Santana autorizou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de um campus da Urca no município de Campos Sales. O parlamentar disse ainda que deu entrada em um projeto para que o novo campus do município de Campos Sales receba o nome de Bárbara de Alencar.

Fernando Santana também parabenizou o governador por ter a educação entre as prioridades do Estado e ressaltou que “todo jovem sonha em ter seu diploma, e a grande maioria dos jovens carece e merece uma universidade pública”.


O reitor Francisco do Ó de Lima Júnior lembrou que a Unidade Descentralizada de Campos Sales nasceu da necessidade de atender à população do Cariri e de regiões próximas e que os jovens passaram a ter uma opção de ensino superior sem precisar deixar suas famílias.


Ele ressaltou que a busca por oferecer ensino público e de qualidade traz resultados importantes e faz da Urca um dos centros de ensino mais bem avaliados do Nordeste. O reitor destacou a alta formação da equipe de docentes, funcionários compromissados, programas de grande importância e conquistas como a primeira universidade a ser gestora de um programa de desenvolvimento territorial reconhecido pela Unesco. Ele agradeceu ao Governo Estadual pelo apoio e reforçou que é necessário criar cargos efetivos e realizar concurso para preencher vagas na Unidade Descentralizada e o novo campus que será construído.


Para o ex-prefeito de Campos Sales e ex-deputado estadual Moesio Loiola, a universidade colaborou para o desenvolvimento de toda a região. Ele lembrou que cada governador construiu um pouco dos resultados alcançados pelas universidades instaladas no interior.


O diretor acadêmico da Unidade Descentralizada e vereador José Felipe Lima Alves também destacou a contribuição da Urca para o desenvolvimento regional e formação de professores em diversas áreas. Ele informou que o quadro docente é formado quase 100% por professores temporários. “Precisamos, com urgência, do apoio de vossas excelências para a realização de concurso para professores efetivos das UDs (unidades descentralizadas), bem como a valorização salarial e o reconhecimento profissional”, pontuou.


A sessão solene homenageou a primeira servidora da Unidade Descentralizada de Campos Sales, Rita Pereira da Silva; a primeira diretora da unidade, Cristina Alexandrino de Figueiredo; o reitor Francisco do Ó de Lima Júnior; os ex-diretores da unidade, Roberto José Siebra Maia, Teresinha Gonçalves Batista, Jane Meire Alencar Leite; os ex-reitores André Luis Cardoso, Plácido Cidade (in memoriam), Antônio da Oliveira Cortez, José Patrício Pereira Melo; a diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Urca, Francisca Carolina Lima da Silva; o diretor acadêmico da Unidade Descentralizada e vereador José Felipe Lima Alves; Elisândela Lucas Teixeira, diretora geral da unidade; o doador do terreno onde será construído o campus da Urca em Campos Sales, Ezequiel da Silva Oliveira; o ex-prefeito de Campos Sales Paulo Ney Martins; o ex-prefeito Moésio Loiola; o prefeito de Campos, João Luís Lima Santos; o secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.


Também estiveram presente à sessão solene o vice-reitor da Urca, Carlos Cleber Nascimento de Oliveira, e o secretário de Administração e Finanças, Carlos Daives Marques, representando o prefeito João Luís Lima Santos.


Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)