A CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ A UNIVERSIDADE DO ARTESÃO DO CEARÁ, RECEBEU FESTIVAMENTE NESTA MANHÃ OS 1º PRODUTOS DAS ARTESÃS DO MUNICÍPIO DE PACUJÁ, ZONA NORTE DO CEARÁ.

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Uma vitória para quem soube valorizar a arte do artesanato da palha da carnaúba, assim comemora o jovem ambientalista Elenilson Gouveia Carvalho (Léo Carvalho), responsável pelo fortalecimento do setor no município, sobre o sucesso das artesãs do Município de Pacujá, a cada dia vão consolidando o GRUPO ARTE PACUJÁ, promovendo o município e dando uma nova roupagem ao ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA, o fino acabamento e a beleza das peças produzidas fazem a diferença, hoje o município tem artesanato que é a sua cara. Comemora Léo Carvalho.

A "saga do artesanato da palha da carnaúba em Pacujá" tem mais de um Século e foi a partir do Março de 2021, que o setor ganhou força com o FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA, com a entrada em cena da CEART - CENTRAL DEARTESANATO DO CEARÁ, que apostou, apoiou e patrocinou o GRUPO ARTE PACUJÁ, as artesãs começaram então a "ver uma luz lá no final do túnel", a Paróquia de São João Batista e a Pastoral da Criança são os principais protagonistas dessa radical mudança, hoje ambas comemoram o surgimento do EMPREENDEDORISMO no ARTESANATO, que é comemorado pelo SEBRAE/CE, como fator positivo na Região Norte do Ceará, o SEBRAE/CE Regional Tianguá, vem apoiando com atenção e quem acompanha de perto é o dinâmico TOMAZ MACHADO, ele vê nessa atividade, um nova alvorecer para o Município de Pacujá que terá repercussões positivas a nível regional. 
DRA. PARÍCIA LIEBMANN COORDENADORA DO ARTESANATO RECEBE OS PRODUTOS DE PACUJÁ, OS ÍTENS SÃO RESULTADOS DAS CAPACITAÇÕES PROMOVIDAS PELA CEARTE - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ NO MUNICÍPIO.
A coordenadora do grupo de artesãs e da Pastoral da Criança Dona CÉLA MARIA DE OLIVEIRA, se diz aliviada com essa 1ª remessa à CEART, enfrentamos muitos desafios e nos reinventamos graças a DEUS e foi graças a UNIÃO e a FORÇA de vontade de cada artesã que obtivemos o êxito almejado, doravante estaremos prontas para encarar novos desafios e com experiência, nossos produtos terão qualidade de acabamento, queremos ser protagonistas de uma nova ordem econômica, social e ambiental em nosso município em prol do bem estar social coletivo de centenas de Famílias com parcos recursos financeiros.
Somos agradecidas a DEUS pela FÉ, reconhecemos os esforços dos nossos apoiadores tais como o ambientalista Jorge de Moura que é o Articulador do Selo UNICEF com a sua experiência e prestígio realizou a façanha das mudanças em nosso benefício, Pe. João Jesuíno Marques, Tomaz Machado, Léo Carvalho, Técnicos e a Direção da CEART, jornalista Roberta do SVM, e outras pessoas que nos incentivam nessa jornada vitoriosa.
Reconhecemos o inédito apoio da Prefeitura Municipal de Pacujá, o Prefeito RAIMUNDO FILHO tem sido sensível com as reivindicações do grupo e se prepara para inaugura a SALA DO EMPREENDEDOR com o apoio do SEBRAE/CE, a qual será um grande divisor de águas.
Em breve, estaremos com endereço fixo no centro da cidade de Pacujá com o apoio da Paróquia de São João Batista, local de trabalho e também com uma lojinha, com exposição dos bonitos produtos da palha da carnaúba, os quais estarão expostos para a venda. Será em Janeiro de 2022, que abriremos oficialmente as portas para o Brasil, a inauguração será em grande estilo com a presença da CEART, SEBRAE/CE, FECOMERCIO, APRECE, SETUR, SEMA, PREFEITURAS DE PACUJÁ, GRAÇA, MUCAMBO, RERIUTABA, etc. será o nosso momento maior, onde compartilharemos a nossa alegria com a comunidade. À todos que nos apoiam, a nossa gratidão.

FOTO: Dona Célia, Dra. Patrícia e a artesã Fransquinha.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)