Ong caririense promove semana de conscientização e prevenção à sífilis

Blog do  Amaury Alencar
0
                                                                                                          Foto: Divulgação/Fiocruz


 Com o objetivo de conscientizar a população, com ênfase nas gestantes, a Associação Caririense de Luta contra Aids, juntamente com o Ministério da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, AHF Brasil e Fundo Positivo promove, a partir desta segunda-feira (18) até o dia 22 de outubro, campanha de conscientização e prevenção à sífilis. Durante a campanha, serão oferecidos testes rápidos de triagem para a infecção e distribuição de material educativo com informações e insumos de prevenção.

A iniciativa é voltada à população em geral, mas com foco em ações que atendam populações mais vulneráveis à infecção. A ação também reforça as orientações junto aos profissionais de Saúde para promover a interrupção da cadeia de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis.

Sobre a sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) de caráter sistêmico, causada pelo Treponema pallidum, exclusiva do ser humano, e que, quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica.

Além disso, gestantes com sífilis não tratadas podem transmitir a doença para seus bebês, que têm o risco de nascer com problemas de audição, visão e outras alterações graves de sistema nervoso central, a chamada sífilis congênita. É fundamental que o parceiro também se previna, participe do pré-natal, faça o teste e, em caso de resultado positivo, inicie o tratamento imediatamente. Assim, é possível evitar uma nova infecção e garantir a saúde do bebê.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará somente até a o final do mês de setembro já são  1.813 casos notificados de sífilis em gestante, 2020 encerrou com mais de 2.619 casos de sífilis adquirida e mais de 1.213 sífilis congênita (da mãe para o bebê).

Programação 

 


                       ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)