Novo ensino médio: escola de Juazeiro do Norte quer retorno 100% presencial e integral em 2022

Blog do  Amaury Alencar
0

 No novo ensino médio, a principal mudança é que os alunos terão de cumprir os chamados itinerários formativos, que podem começar a ser ofertados ainda em 2022, mas só serão obrigatórios a partir de 2023. Eles são o conjunto de disciplinas, projetos, núcleos de estudo, formação técnica e profissional (FTP), entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher, conforme o Ministério da Educação (MEC).

Os alunos também terão que dedicar mais horas ao ensino escolar. Das quatro horas atuais, elas passam para, no mínimo, cinco horas. A mudança já começa a valer no próximo ano.

O novo ensino médio começa a ser implementado em 2022 em todo o País, nas escolas públicas e privadas(foto: Freepik)

O novo ensino médio começa a ser implementado em 2022 em todo o País, nas escolas públicas e privadas(foto: Freepik)


O novo ensino médio começa a ser implementado em 2022 em todo o País, nas escolas públicas e privadas. O formato de ensino foi aprovado pelo Governo Federal em fevereiro de 2017. As mudanças vão começar pelo 1º ano. Em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri cearense, o Colégio Salesiano São João Bosco planeja mudanças para o novo formato. Dentre as expectativas, está o retorno 100% presencial dos alunos em tempo integral.

Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, nesta quarta-feira, 27, o diretor pedagógico do Colégio Salesiano São João Bosco, Marcos Severiano, comentou as medidas que já estão sendo adotadas pela instituição. “A carga horária aumenta, e o nosso aluno vai ter a possibilidade de estar escolhendo alguns caminhos, alguns itinerários para estar cursando e se preparando para os vestibulares”, disse.

Atualmente, conforme o diretor, os alunos estão passando pelo processo de aulas em tempo integral, ou seja, durante a manhã e à tarde. “Eles entram às 7 horas da manhã e saem por volta de 12h40min, de segunda a sexta-feira, e retornam à tarde. Atualmente, eles têm dois dias à tarde de aula e mais uma tarde de simulado que se estende até às 18 horas. Eles têm o turno da tarde voltado essas disciplinas dos anos anteriores para fortalecer a base”, informa.

Além disso, as disciplinas passam por uma mudança devido à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reelaborou o currículo das escolas. As disciplinas passam a ser áreas de conhecimento similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas serão:

- Linguagens e suas tecnologias;

- Matemática e suas tecnologias;

- Ciências da natureza e suas tecnologias;

- Ciências humanas e sociais aplicadas

As áreas vão abranger todas as disciplinas, não sendo nenhuma excluída do currículo atual.

                                  o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)