Mais de 80% dos açudes da Bacia do Rio Salgado estão com volume inferior a 50%

Blog do  Amaury Alencar
0

Açude Quixabinha, em Mauriti, tem 14% do seu volume preenchido(foto: FÁBIO LIMA)

Açude Quixabinha, em Mauriti, tem 14% do seu volume preenchido(foto: FÁBIO LIMA)


No Cariri, 86% dos açudes localizados na Bacia do Rio Salgado encontram-se com menos da metade do seu volume. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), dos 15 reservatórios observados, 13 estão com volume inferior a 50%. Dados indicam também que seis reservatórios, o equivalente a 40% dos açudes observados, possuem abastecimento inferior a 30%.

A situação mais crítica atinge os açudes Quixabinha, no município de Mauriti, que tem 14% do seu volume preenchido; além do açude Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, que apresenta apenas 8% do seu volume máximo.

 Apesar da situação crítica, Alberto Medeiros, gerente regional da Cogerh, afirma que as duas cidades não sofrem risco de desabastecimento. "[O açude Quixabinha] atende apenas ligação na área de montante, ou seja, está fechado sem liberar água. O açude Manoel Balbino foi priorizado para abastecimento humano da cidade de Caririaçu. O volume que ele tem hoje garante o abastecimento da cidade de Caririaçu sem aporte, ou seja, sem chuva, até junho do próximo ano", explica.

                            o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)