Filme sobre Frei Damião estreia nos cinemas do Nordeste em 4 de novembro

Blog do  Amaury Alencar
0

                                                                                     Foto: Reprodução

 O longa “Frei Damião – O Santo do Nordeste” terá sua estreia nos cinemas do Nordeste no próximo dia 4 de novembro, um dia antes do aniversário de Frei Damião. O filme, que teve sua primeira exibição como Hors concours no Cine PE, em 2019, possui direção da cineasta pernambucana Deby Brennand e roteiro de Nadezhda Bezerra.

Cartaz do longa “Frei Damião – O Santo do Nordeste”. Arte: Adriano Marcusso

O filme fala sobre a vida de Frei Damião de Bozzano, sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”. Entre o elenco do longa, está o ator Andrade Junior, brasiliense que interpretou o Frei Damião já idoso,  que veio a falecer em maio de 2019. Outro destaque é a atriz pernambucana Nínive Caldas, que vive uma mulher grávida, precisando de ajuda para o parto, quando é surpreendida pela ajuda e presença de Frei Damião. O trailer oficial está disponível no Youtube.

Gerardo Lopes, produtor do longa, comenta que as expectativas para a nova fase do filme são excelentes. “Estou muito contente, nosso filme vai finalmente chegar aos cinemas! E estamos chegando numa data super emblemática, que é a semana de aniversário do Frei Damião”.

A distribuição, assinada pela Elo Company, será em capitais e cidades do interior do Nordeste: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Guarabira (PB) Natal (RN), Mossoró (RN), Arapiraca (AL) e Maceió (AL). A expectativa é que, em 2022, o filme chegue nas salas de cinema também do Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do longa é mostrar um ser humano que está acima da religião. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado de Frei Damião também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis. 

Festivais

Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, em 2019, “Frei Damião – O Santo do Nordeste” vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.

Elenco principal:

Andrade Júnior – Frei Damião (80 anos)
Carlos Eduardo Ferraz – Frei Damião (25 anos)
Nicolas Baldini – Frei Damião (criança)
Albert Tenório – compadre
Nivaldo Feliciano – caçador de passarinhos
Artur Canavarro – Cícero Silva
Nínive Caldas – mulher grávida
Jacira Gonçalves – Dona Anita

Sobre Deby Brennand – Diretora

A diretora pernambucana Deby Brennand iniciou a carreira cinematográfica ainda como estudante, em 1998. Dirigiu programas de TV, curtas-metragens como “Duas Luas” e o documentário “Danado de Bom” (2016), sobre o músico pernambucano João Silva, parceiro de Luiz Gonzaga. Seu segundo longa é o filme “Frei Damião – O santo do Nordeste”.

                        ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)