ALTA CÚPULA DA CEART-CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ VISITA PACUJÁ DE SURPRESA, VAI AO ENCONTRO DAS ARTESÃS DA ARTE PACUJÁENSE, E FAZEM COMUNICADO QUE EMOCIONOU O GRUPO.

Blog do  Amaury Alencar
0

 






PATRÍCIA LIEBMANN (coordenadora), TICIANE GOMES (gerente de produção), IVONE MORAES (técnica de atendimento), BEATRIS GOMES (assessora de comunicação) e EUDES (motorista) da CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ fizeram uma visita surpresa a cidade de Pacujá, Região Norte do Ceará, nesta tarde de quarta feira, dia 20, sendo recebidas pelos ambientalistas Jorge de Moura (secretário adjunto do meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e também Articulador Municipal do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024), Léo Carvalho (coordenador de turismo), Antonio Carlos (desportista da Secretaria dos Esportes) e Célia Maria de Oliveira líder do grupo de artesãs e coordenadora da Pastoral da Criança.

A vinda da ilustre comitiva é em decorrência do fortalecimento da da CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA onde o Órgão está apoiando e investindo na melhoria do produto final e em capacitações. Para surpresa dos ilustres visitantes, vários integrantes do Grupo Arte Pacujá estavam trabalhando peças de artesanato da palha da carnaúba, encomendas para um comprador da cidade do Rio de Janeiro.
A coordenadora da CEART Patrícia Liebmann, informou ao grupo que estava reunido e trabalhando na residência de Dona Célia, que o ARTESANATO local está em evidência, tem qualidade e por esta razão estará na VITRINE das LOJAS DA CEART, a Coleção Arte Pacujá recentemente lançada estará em várias Feiras de Artesanato especialmente em OLINDA/PE e na cidade de BELO HORIZONTE Capital de Minas Gerais. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo grupo de artesãs, elas agradeceram emocionadas expressando seus sentimentos de gratidão, além de uma salva de palmas que expressava a surpresa anunciada pelo referido Órgão Estadual.
A técnica em atendimento Ivone Moraes enalteceu os esforços do grupo na finalização dos trabalhos, cujo acabamento estão personalizando as peças e lhes dando maior valor. Ficou emocionada por ter a oportunidade de verificar "in loco" as atividades das artesãs que as conhecia através das "laves e conversas remotas", timbrou que o trabalho das artesãs de Pacujá tem um diferencial, um trabalho fino e de excelente acabamento.
A coordenadora Ticiane Gomes reafirmou o apoio ao grupo, teceu elogios aos trabalhos artesanais, acrescentou que não ficou surpresa com a inovação dos trabalhos de artesanato apresentados pelo grupo, por conhecer a fibra a capacidade criadora do Grupo Arte Pacujá. O artesanato da palha da carnaúba de Pacujá tem um toque de pura magia. Estamos certos de que, tudo dará certo e que o grupo terá a merecida VITÓRIA como TROFÉU. Estamos felizes por sermos co-participantes dessa ação que vai ao encontro das Políticas Públicas Sociais preconizadas pelo Governador Camilo Santana. 
O grupo da CEART visitou o artesão VALDI que construiu toda uma técnica específica para dar um melhoramento final ao CHAPÉU DE PALHA, deixando-os mais sofisticados e finos. O referido artesão trabalha com esta arte desde os 8 anos de idade e, se diz muito feliz pela arte que herdou, tem orgulho do que faz.
O Prefeito Raimundo Filho que estava ausente, ao tomar conhecimento da vinda da luzida comitiva a cidade de Pacujá, reafirmou a sua convicção: "o Grupo Arte Pacujá mudará radicalmente o perfil socioeconômico do município', acredito na capacidade criadora e no trabalho inovador do grupo, agora sim, estou ciente, que num futuro bem próximo, seremos a Capital Nordestina do Artesanato da Palha da Carnaúba. Teceu rasgados elogios a Paróquia de São João Batista e a Pastoral da Criança que abraçaram a causa, minha obrigação como gestor é apoiá-los, o que estiver ao meu alcance farei, em benefício do sucesso desse já vitorioso grupo. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)