EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA INICIA TRABALHO EM PROL DA "SERRINHA COMO UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL" E RECONHECE O POTENCIAL CIENTÍFICO DO MUNICÍPIO DE PACUJÁ, QUE SE FIRMA COMO FUTURO DESTINO TURÍSTICO DO CEARÁ.

Blog do  Amaury Alencar
0

 








Encravado na Região Norte do Estado do Ceará, disto a 309,2 km da Capital do Estado, o Município de Pacujá com uma pequena área territorial de 76.100km², população em torno de 6.700 hab., atitude de 70 m, clima tropical semiárido, tendo São João Batista como Padroeiro, vem chamando a atenção do MUNDO CIENTÍFICO, pela potencialidade da SERRINHA, pequena elevação geográfica considerada um braço da Serra da Ibiapaba, guarda um TESOURO composto por Mata Nativa do Bioma Caatinga com sua FAUNA e FLORA protegidos, Sítios Paleontológicos de extrema importância para a Ciência da Paleontologia, Geologia, Geografia, etc., Cavernas em arenito, nascentes e uma vista extraordinária digna para contemplação.

Os estudos científicos em torno da SERRINHA em prol da UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL, terá impactos positivos para os Municípios de GRAÇA e RERIUTABA por estarem próximo ao entorno da futura Unidade de Conservação Estadual, as comunidades próximas serão beneficiadas com ações de Educação Ambiental, serão desenvolvidas para sensibilizar a população, um ganho extraordinário para os setores do Meio Ambiental, Educação e Cultura que terá desdobramento em prol do desenvolvimento do Setor do Turismo e para a economia local.
A equipe de mestres e pesquisadores da UFC-Universidade Federal do Ceará, tendo à frente o Profº Dr. CESAR ULISSES VIEIRA VERÍSSIMO "geólogo e espeleólogo" (Professor de Geologia - Departamento Geologia e Ciências), ALEXANDRE PINHEIRO DE ALCÂNTARA (Licenciado em geografia), JUAN ALEFE OLIVEIRA SOUSA (estudante de graduação em geologia), JEFERSON LIMA DOS SANTOS (geólogo) e CHRISSANDRO MARQUES DE ALMEIDA (estudante de geologia), pela UECE-Universidade Estadual do Ceará a Profª Dra. MARCÉLIA MARQUES DO NASCIMENTO (arqueóloga), PEDRO EDSON FACE MOURA (geólogo), RUAN CARLOS LOPES (arqueólogo), foram a SERRINHA em missão de reconhecimento levaram todo um aparato de  equipamentos de última geração tecnológica incluindo um drone computadorizado.
O ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (Léo Carvalho) coordenador de turismo vem trabalhando com êxito o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Artesanato da Palha da Carnaúba terá desdobramentos positivos para essas ações e o Profº e Vereador BRITO JÚNIOR, acompanharam pela Comissão Municipal Pró Serrinha, a luzida comitiva de pesquisadores envolvendo as duas importantes Universidades sediados no Ceará, lembrando que a UVA-Universidade Vale do Acaraú, está representada pela Profª Dra. MARIA SOMÁLIA SOUSA VIANA (paleontóloga), conhecedora profunda da área e com vários trabalhos publicados enfocando esse potencial da Serrinha.
O ambientalista JORGE DE MOURA que coordena essas ações em prol da Serrinha, afirmou que essa expedição composta por profissionais qualificados que lideram os trabalhos técnicos científicos no município, fazem de Pacujá "a bola da vez" por liderar essa ação que terá impactos no Estado do Ceará pela abrangência das ações em benefício da sociedade.
Dias 8, 9 e 10 estarei em Fortaleza com o ambientalista Léo Carvalho, lá cumpriremos uma agenda em prol de Pacujá, nossa expectativa é poder próximo dia 10 na Capital do Estado ANUNCIAR, medidas impactantes que irão revolucionar a Região Norte do Ceará especialmente os municípios de PACUJÁ (sede), GRAÇA e RERIUTABA, que irão afetar sobremaneira o desenvolvimento dos três municípios no tocante ao Setor do Turismo.
As ações ora desenvolvidas pelos pesquisadores no Município de Pacujá, será importante ferramenta que nos fortalecerá junto a SEMA-Secretaria do Meio Ambiente do Ceará em prol da SERRINHA como UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL, o Município de Pacujá faz sua parte e seu dever de casa, dá o seu apoio por entender que será a população a grande beneficiada, haverá um desdobramento de "ações que afetarão positivamente todos os setores dos 3 municípios" especialmente pela PARCERIAS com vários Órgãos e Instituições que serão celebradas, serão importantes reforços para a consolidação do CORREDOR TURÍSTICO envolvendo os três municípios, com reflexos positivos para a Serra da Ibiapaba, sentencia o ambientalista Jorge de Moura.
O Prefeito RAIMUNDO FILHO reconhecendo a importância desse trabalho apoia integralmente a EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA assim como as que irão sucedê-la, por outro lado se diz surpreso com o trabalho da EQUIPE TÉCNICA MUNICIPAL, hoje vejo a grande importância da presença do Pe. João Jesuíno Marques, Profª Rita Benjamin, Vereador Brito Júnior, jovem ambientalista Léo Carvalho e Profº Edson Pereira que liderados pelo ambientalista Jorge de Moura, revolucionam a Região e nosso Município. A Prefeitura de Pacujá através da Secretaria da Cultura e do Turismo e a Chefia do Gabinete do Prefeito, estão dando todo o suporte necessário para o êxito desse trabalho, por entender, que o mesmo já inseriu Pacujá no global e o global está inserido em Pacujá, nos resta a euforia de breve cantar o Hino da Vitória e de Louvor a Deus, por este momento magnífico. Finaliza o Prefeito Municipal. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)