Dia Mundial da Limpeza: em Fortaleza, mais do que coletar resíduos, o dia foi de conscientização.

Blog do  Amaury Alencar
0

 










Neste sábado, 18 de setembro, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou do evento global World Clean Up Day ou Dia Mundial da Limpeza, com ações em Fortaleza e em 33 municípios – sendo 23 costeiros – e nas Unidades de Conservação (UC) estaduais. Na Capital, equipes da SEMA, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), juntas, realizaram na Praia de Iracema, uma movimentada campanha educativa, com ações de limpeza, blitz, distribuição de mudas, material educacional e de brindes.

Para o técnico, Daniel Santos, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), um grande “momento de conscientização”, com a participação de parceiros, barraqueiros, comerciantes, banhistas, ambulantes e muitos voluntários.  A receptividade do público foi bem boa e muitos se mostraram interessados em promover a limpeza da praia e também seguir com a tarefa em suas casas e até mesmo em seus veículos”, contou. “Se mostraram bastante sensibilizados com a nossa ação e essa é a proposta, mais do que recolher resíduos, o dia de hoje é de consciesntização”, completou.

AJA

Um grande número de Agentes Jovens Ambientais (AJAs) participaram da na Praia de Iracema. Ranieri Barbosa, coordenador do programa em sete municípios da Região Metropolitana, incluindo Fortaleza, contou que apesar de não ter sido uma atividade oficial do programa, muitos atenderam ao convite do Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. “Uma oportunidade para praticar conceitos que os jovens estão aprendendo nas capacitações. Um momento frutuoso, ficando a impressão de que todos que aqui estavam, abraçaram a ação e a ideia de um mundo melhor e mais limpo”, disse.

Limpeza e arte

A tartaruga Clarinha também participou. A arte do ambientalista e arista plástico, Carlos Careca (60), “nascido e criado na Praia de Iracema” estava exposta na areia da praia. Em 72 horas, ele fez a escultura usando milhares de garrafas PETs e de vidro, resultado de uma coleta seletiva proveniente de pesca de apneia. “A gente sai daqui pelos cantos do paredão, mergulhando e pegando garrafas. Tem muita sujeira no Oceano e temos dez anos para pensar nisso”, disse fazendo uma referência à Década do Oceano ((2021-2030). A Clarinha é a tartaruga mascote do Movimento Nossa Iracema.

Foram parceiros da Sema e da Seuma nesta ação,  na Praia de Iracema: empresa Vida BR (www.vidabr.com.br  ), distribuiu máscaras sustentáveis; Cagece (www.cagece.com.br ), distribuiu copos com  água; Movimento Nossa Iracema (@nossa_iracema), mobilizou pessoas; e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), organizou o trânsito para a realização da blitz. Não deixando de citar os ambulantes, banhistas e voluntários. “A moradora do bairro, Maria Tereza Teles (52) estava muito feliz, indo para casa levando uma muda e duas máscaras. “Estou feliz mesmo é de ter podido participar desse movimento que une milhões de pessoas em todo o mundo”, revelou.

Parque do Cocó

Outra grande mobilização foi no Parque Estadual do Cocó. Em parceria com o Ecomuseu do Mangue, Associação ANMAS, SESC Iparana e outros colaboradores, a equipe da UC “pôs a mão na massa”, como disse o gestor Paulo Lira.  “Na foz do rio Cocó e no mangue, na Praia da Sabiaguaba, próximo ao centro tradicional Gastronômico, coletamos 800 quilos de lixo”, informou. Ele destacou que também aconteceram ações de educação ambiental nas áreas Adahil Barreto e Padre Antônio Tomaz, do Parque do Cocó. “Em parceria com o SESC Iparana realizamos atividades recreativas, palestra sobre o lixo no mar e trilha com recolhimentos de resíduos, entre outras ações”, completou.

O Dia Mundial da Limpeza de 2021 ou World Cleanup Day (https://www.worldcleanupday.org/country/brazil ) acontece anualmente. Envolve mais de 180 países, com a participação de mais de 50 milhões de pessoas que limpam as suas comunidades, bairros, parques, florestas, desertos, rios, praias e lagoas.



Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)