O 1º Encontro Técnico do Programa Agente Jovem Ambiental em Mauriti irá acontecer nesta quinta-feira e marca efetivamente o início do Programa no município. O encontro será no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com inicio previsto para as 8:30 da manhã.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Gomes, explica que será “um momento de acolhimento para explicar as diretrizes e a metodologia do programa aos jovens já selecionados”. Atualmente Mauriti têm 46 jovens ativos no Aja e no próximo dia 15 saíra o resultado das outras vagas a que o município tem direito, completando ao todo 60 jovens no programa.
Criado em 2021, o AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental para até dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e estejam matriculados ou tenham concluídos o Ensino Médio em escola pública do Estado do Ceará.
O Governo do Ceará, por meio da Sema, concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais.
“O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”, explicou o secretário, Paulo Gomes.
Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará