
Nesta quinta-feira, 26, uma comitiva do Rio Grande do Norte formada por prefeitos, representantes do Governo Potiguar e secretários(as) municipais visitaram as instalações da Policlínica coordenada pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu para conhecer o modelo de gestão consorcial e a forma de funcionamento, carta de serviços e fluxo de atendimento da unidade de saúde.
Recepcionando os visitantes, estiveram presentes o presidente do consorcio local, o prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, ao lado da Tereza Cristina Mota de Souza Alves, superintendente da Região de Saúde do Cariri e do diretor médico da Policlínica, Roberto Mendonça e demais colaboradores.
Conforme informa a comitiva, a Policlínica Dr. Manoel Carlos de Gouvea de Iguatu possui boas referências na prestação de serviço de qualidade aos usuários da Região Centro Sul do Ceará. E durante a visita foi apresentado o planejamento estratégico da unidade, a identidade organizacional, dimensionamento de pessoal e o protocolo de regulação do acesso as especialidades.
“É um pensamento do Rio Grande do Norte de implantar este sistema de Policlínicas naquele estado, e ele estão visitando vários consórcios, dentre eles está Iguatu que é um local organizado, oferecendo serviços, que tem uma abrangência e uma população que é muito grande, e com certeza repassará boas experiências para os amigos potiguares”, afirmou a Tereza Cristina Mota de Souza Alves, superintendente da Região de Saúde do Cariri.
A policlínica de Iguatu é uma unidade de abrangência regional, atende os 314.212 habitantes dos 10 municípios que formam a 18º Região de Saúde: Acopiara, Cariús, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. Neste local a população tem acessos a consultas com médicos especialistas em neurologia, endocrinologia, angiologia, cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia e traumato-ortopedia.
“ Estamos orgulhosos em apresentar as boas práticas para os amigos do Rio Grande do Norte, temos uma equipe que está todos os dias pronta para servir ao povo da nossa região, com um serviço de qualidade e muita dedicação. Um exemplo que inspira a todos que estão querendo implantar o sistema de consórcios em outros estados”, destacou o presidente do consórcio, o prefeito Marcondes Ferraz.
Representando a comitiva do Rio Grande do Norte, a Subsecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho afirmou que “"Esse é um projeto que fortalece a regionalização. Iremos iniciar a partir das policlínicas que visam ampliar o acesso especializado ambulatorial, e, inicialmente na linha de cuidado das condições crônicas, e para que isto aconteça, estamos visitando vários consórcios no Ceará, e aqui em Iguatu encontramos bons exemplos para erem seguidos e agradecemos pela bela recepção que tivemos”, observou.
No final da visita, a comitiva participou de um coffee break, onde o diretor médico da Políclínica, o Dr Roberto Mendonça falou para a comitiva, “ esperamos que possamos de alguma forma ter auxiliado os nossos irmãos do Rio Grande do Norte com a nossa experiência, que no final, através da união do estado e municípios, temos a nossa população sendo beneficiada com um sistema de saúde que atenda as suas necessidades. Com uma prestação de serviço que tem a marca da dedicação de cada profissional, colaborador para dar uma melhor qualidade de vida a nossa região, este é o nosso objetivo”, finalizou.


