JORNALISTA AMAURY ALENCAR E O REPÓRTER MATHEUS ALENCAR, ENVIAM CARTA AO PAPA FRANCISCO, EXORTANDO A PRÁTICA DO BEM E DA SOLIDARIEDADE HUMANA, EMBASADA NA CARIDADE E NA SABEDORIA PRATICADA PELA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA E PASTORAL DA CRIANÇA.

Blog do  Amaury Alencar
0
                      


Um dos mais extraordinários exemplos que merece ser replicado Mundo afora em prol do bem estar social da Família vem do Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, onde ambas Instituições estão na linha de frente, praticando e exercendo o seu papel em prol da real Políticas Públicas Sociais trabalhando e praticando a verdadeira SABEDORIA em prol do ser humano, uma das práticas ensinadas pelo Salvador, Jesus Cristo o Filho de Deus e nosso Salvador. O papel desenhado e desempenhado por estas Instituições, renovam a crença na esperança de que, é possível ajudar de forma decente àqueles que necessitam do nosso apoio dentro da filosofia bíblica, façamos o bem sem olhar à quem.
O jornalista Amaury de Alencar e o repórter Matheus de Alencar respectivamente BLOG Amaury de Alencar e SITE Matheus de Alencar, em sua correspondência ao SUMO PONTÍFICE, destaca o papel primoroso da Paróquia de São João Batista e da Pastoral da Criança em Pacujá, através da verdadeira prática da solidariedade, ambas Entidades Católicas ao abraçar a causa da profissionalização em prol de um trabalho digno para as Famílias tendo a frente A MULHER VIRTUOSA ARTESÃ, que ao riscar uma palha da carnaúba brincam com o nada e com o vácuo, com suas mãos e dedos ágeis, como num passe de mágica, fazem surgir lindas e primorosas peças de ARTESANATO de fino acabamento, garantindo-lhe OCUPAÇÃO e RENDA além de garantirem para seus lares DIGNIDADE. Nesse momento em que o Mundo se contorce e sofre com uma "pandemia", essas benditas mulheres se reinventam, nos dando uma lição de amor, coragem, fé, otimismo e união.
Ambos profissionais, foram felizes na sua decisão, é gratificante vê no interior de um Estado Nordestino, fincado em pleno Semiárido, mães de famílias dando exemplo de bravura, combatendo de frente as dificuldades advindas da falta de empregos e de oportunidades. É aqui que vimos e testemunhamos a consumação bíblica através de resultados práticos: "aos que têm fé terão coragem, aos que têm inteligência vencerão, aos que crêem em Deus verão suas aspirações concretizadas".
A Paróquia de São João Batista e a Pastoral da Criança se viam incomodadas com tantas dificuldades sociais, incomodadas sim mais não impotentes para combater de frente os obstáculos vividas por numerosas famílias do pequeno Município de Pacujá, viram no ARTESANATO da Palha da Carnaúba e do COURO a SOLUÇÃO para os problemas que eram desafiadores e partiram em busca de Parcerias, animados pelo otimismo e visão empreendedora do ambientalista Jorge de Moura, que somada com a força da juventude através do jovem ambientalista Elenilson Gouveia Carvalho (Léo Carvalho) viram a luz no final do túnel: "aproveitar a capacidade criadora das mulheres artesãs", dar-lhes condições para crescerem com dignidade e foi daí, que ambos partiram para buscar apoio externo, o que foram atendidos de imediatos. Ambos registram a gratidão a CEART-Central do Artesanato do Ceará, a SETUR-Secretaria do Turismo do Ceará, ao SEBRAE/CE que irá somar esforços em prol da consolidação da Cadeia Produtiva do Artesanato, ao Sistema Verdes Mares de Comunicação que através do Jornal Diário do Nordeste traçou a trajetória luminosa dessas mulheres guerreiras através da DIVULGAÇÃO, cuja repercussão no Brasil foi de imediata, a Prefeitura Municipal, os citados blog e site que estão nos ajudando a cavar os alicerces em prol da construção da CAPITAL NORDESTINA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA E DO COURO, é esta a audaciosa meta das empreendedoras mulheres artesãs, que somado com a capacidade criadora dos homens artesãos que abraçaram a profissão de São José, Pai Adotivo de Jesus Cristo, que fazem maravilhas com o couro, haverão de transformarem o município num importante destino turístico no Estado do Ceará.
A Paróquia e a Pastoral tem um sonho a concretizar: construção do Centro de Apoio ao Artesão e uma Gruta em Homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida a MADRINHA e ADVOGADA dessa causa, nobre e solidária.
Bendito sejam os povos que têm FÉ, que lutam por dias melhores e que praticam a verdadeira solidariedade humana ensinada por Cristo, o Salvador! Visivelmente emocionado, profetiza Matheus de Alencar.
 
           Vejam o teor da Carta :  

Crato-CE, 02 de Agosto de 2021.

À Sua Santidade o Papa FRANCISCO
Cidade do Vaticano
VATICANO

Ao dirigirmos à Vossa Santidade em primeiro lugar, agradecemos a DEUS pela excelente oportunidade e ao mesmo tempo, expressamos a nossa alegria de chegarmos até Vossa Santidade através desta carta, carta de agradecimento, reconhecimento e de solidariedade humana.
Temos a imensa satisfação de informá-lo, que no pequeno Município de Pacujá, Zona Norte do Estado do Ceará, Brazil, a SANTA IGREJA CATÓLICA através da Paróquia de São João Batista e a Pastoral da Criança, essas Instituições inovaram e se reinventam nessa época de "pandemia", ajudando diretamente de forma decisiva e eficaz, inúmeras famílias com parcos recursos financeiros que sem oportunidade de um trabalho digno, não viam o horizontes e nem uma ocupação que gerasse renda para o sustento de suas famílias. 
Os responsáveis por ambas Instituições Católica, o Pe. João Jesuíno Marque O PÁROCO e Dona Célia Maria de Oliveira A COORDENADORA, resolveram se dar as mãos e partir para a luta, viram na ARTE que as mães de famílias dominam e muito bem, o ARTESANATO da palha da carnaúba (árvore endêmica do Bioma Caatinga predominante nos Estado do Ceará, Piauí e abundante no município), deram o 1º passo para sensibilizá-las partir em prol da formação de um grupo de trabalho, 2º buscar parcerias com a CEART-Central de Artesanato do Ceará e o SEBRAE/CE, duas Instituições que capacitam os empreendedores cearenses, de imediato tiveram o apoio da grande mídia cearense. Os resultados não poderiam serem melhores, ambas Entidades se deram as mãos e partiram para trabalharem a melhoria da finalização do artesanato, dando-lhe qualidade e tipificando o artesanato que doravante terão um "selo de qualidade tipo exportação", graças as CAPACITAÇÕES que já começam a serem trabalhadas.
Tal ação PAPA FRANCISCO fortaleceram os laços familiares, aproximaram amigos, criou-se uma cadeia de solidariedade humana, a ocupação e geração de renda começam a dar seus 1º resultados positivos, os filhos dessas famílias serão capacitados para garantir-lhe um lugar ao Sol ou seja, uma profissão de sucesso em prol de um brilhante futuro. Tais providências levaram dignidade às Famílias que antes viviam angustiadas na sombra das incertezas e que hoje, com as GRAÇAS de DEUS que estendeu sua MÃO SAGRADA para as pessoas de bom coração, o CRIADOR mostrou o caminho, o caminho do sucesso, luminoso e divino. É com grande emoção, que informamos a Vossa Santidade, que este exemplo dignifica a Igreja Católica, os Ensinamentos Sagrados de Jesus Cristo estão sendo replicados e se tornam roteiro cujos procedimentos estão a favor da felicidade de outrem. Que este exemplo da pequena cidade de Pacujá sirva de lição para as demais Instituições que parecem paradas no tempo, que os bons ventos soprem em direção daqueles que sofrem com as vazias das ações oficiais, dos parcos recursos que adquiriam mês a mês sob o Sol escaldante do Nordeste Brasileiro, que Vossa Santidade possa, de forma direta, abençoar este povo sofredor porém trabalhador e de FÉ inabalável, a Vossa Santa Palavra será reconfortante, viva de ESPERANÇA e funcionará como um revigorante para nossa ALMAS porque a nossa FELICIDADE será revigorada.
Que DEUS, o criador do Universo e Soberano, abençoe Vossa Santidade e que o Ilustre Papa possa, na sua Sabedoria Divinas, nos mostrar o Norte, o Norte da Vitória através da Fé e das boas ações. Deus seja louvado PAPA FRANCISCO!
Esperamos com alegria e ansiedade VOSSAS BÊNÇÃOS dirigidas à Santa Igreja e a Pastoral da Criança na cidade de Pacujá, nesse Brasil que sofre e padece por falta de compromisso e políticas públicas sociais, de um comando central, que atenue as angústias sofridas dia a dia, nesse imenso País.
Somos gratos, somos reconhecedores dos vossos feitos em prol da Humanidade que sofre mais que têm esperança de dias melhores.
Bendito seja Deus, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e a bem Aventura Virgem Maria Imaculada Conceição!

                      jornalista AMAURY DE ALENCAR
                               Blog Amaury de Alencar

                           Repórter Mateus de Alencar
                           Site Matheus Repórter Cariri


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)