O Projeto Lean nas Emergências está iniciando nova fase, chamada de Transformação Lean, com foco, agora, na melhoria dos processos nas unidades de internação e maior efetividade de centros cirúrgicos. O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, foi contemplado na primeira fase do projeto, em julho de 2019. Os bons resultados fizeram com que a unidade fosse convidada a participar desta segunda etapa. Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados pelos consultores do modelo de gestão. No Ceará, além do HRC, foi selecionado o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
O Lean é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS) para otimizar processos, reduzir internações e lotações em hospitais públicos. O projeto é executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa, participou da etapa inicial da metodologia.
Nesta sexta-feira, o HRC foi a unidade escolhida para apresentar os resultados do modelo para 25 hospitais que estão ingressando na primeira fase do projeto. Representantes do Ministério da Saúde também participaram da reunião online.
