Parques aquáticos e piscinas de barracas de praia podem voltar a funcionar no Ceará, traz novo decreto

Blog do  Amaury Alencar
0


Barracas na Praia do Futuro em Fortaleza.  — Foto: Aline Oliveira/Sistema Verdes Mares

Barracas na Praia do Futuro em Fortaleza. — Foto: Aline Oliveira/Sistema Verdes Mares

As piscinas e os parques aquáticos instalados nas dependências das barracas de praia do Ceará não estão mais proibidos para o uso dos frequentadores a partir da próxima segunda-feira (12), de acordo com o novo decreto do governo do estado publicado na tarde deste sábado (10).

 A liberação está limitada a 20% da capacidade, desde que haja controle de acesso por parte dos estabelecimentos, sem prejuízo da observância às demais medidas sanitárias estabelecidas em protocolo. As instalações estavam proibidas de funcionar em razão das medidas mais restritivas de isolamento social para evitar a proliferação da Covid-19.

O documento também autoriza a ampliação da capacidade de funcionamento de parques aquáticos associados a empreendimentos hoteleiros, antes limitada a 20% e agora ampliada para 40% da capacidade de atendimento.

Ampliação do horário do comércio

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (9) a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua e de shopping do estado. Conforme o governador, haverá as seguintes mudanças nos horários:

  • Comércio de rua: abertura, que era às 10h, agora pode ocorrer a partir das 9h;
  • Comércio de shopping: abertura, que era às 12h, agora pode ocorrer a partir das 10h;

O toque de recolher continua a partir de 23h. Sem especificar a data, Camilo disse que as doses da vacina Sputnik V chegarão ao Ceará "nos próximos dias". O Ceará vai poder importar apenas 180 mil doses desse imunizante, devido a uma limitação da Anvisa.

O decreto vale para os próximos 15 dias e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até este sábado (10), segundo Camilo. Ao fim do período de duas semanas, o governador deve divulgar novas medidas.

A decisão foi anunciada após reunião do comitê que define as políticas de enfrentamento à pandemia no Ceará. O comitê tem técnicos que avaliam a evolução da doença, além de membros do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.

Há duas semanas, o governador resolveu flexibilizar as medidas, liberando o funcionamento de feiras livres e aulas presenciais de ensino superior. Além disso, a região do Cariri passou a ter as mesmas regras das demais regiões.

Aeroporto de Fortaleza

O secretário da Saúde informou que foi implantada testagem no aeroporto de Fortaleza. “Uma das medidas que o governador discutiu na comissão, no nosso comitê, com a participação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, há dois dias começamos a fazer a testagem no aeroporto de Fortaleza. Em acordo com a Anvisa, nós vamos fazer as barreiras sanitárias e em breve será apresentado a população uma área de testagem dentro do aeroporto e também para que a gente possa fazer o rastreamento”.

Redução dos casos

A taxa de transmissão em todas as regiões do Ceará está abaixo de 1, ou seja, "há redução com tendência de mais queda, mas isso não significa que a pandemia passou", afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.

"É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes", alertou. "Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração", aconselhou o secretário.


                      G1 CE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)