Festival Música da Ibiapaba começa neste domingo (25/7)

Blog do  Amaury Alencar
0

 

De 25 a 30 de julho, o Festival Mi ocorre em formato online com programação formativa com oficinas, mesas e palestras sobre Música e Acessibilidade Cultural, além de diversa programação artística com shows, pockets shows e o papo musical “Música & Prosa”

Referência no calendário cultural do estado e um dos principais festivais de formação musical do Brasil, o Festival Mi é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Instituto Dragão com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e chega à 16ª edição de forma totalmente online. Vibrando no tom certo, o do cuidado e da responsabilidade, o evento mantém sua afinação com a formação e a fruição musical, unindo estudo musical, acessibilidade cultural, entretenimento e patrimônio.

O Mi, que sempre reúne tantos instrumentos musicais pelas ruas de Viçosa do Ceará, este ano nos transforma em instrumentos através das trocas de experiências, conhecimentos e gostos, proporcionando uma formação humana entre todas as pessoas que participam de sua programação diretamente da Ibiapaba, do Ceará e do Brasil.

O Festival Mi tem início neste domingo (25) às 16h com sua abertura oficial, seguida do show infantil do paulista Hélio Ziskind (SP), a apresentação de Mãeana e Bem Gil (RJ), fechando com um grande encontro entre os Mestres do Mi, os professores, com mediação do sanfoneiro cearense Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Romulo Santiago. Vale destacar que os shows de abertura contarão com interpretação em LIBRAS.

A programação seguirá até sexta-feira (30), com mais de 30 atrações entre oficinas, shows, pockets shows, mesas, palestras e papos musicais no ambiente digital. Toda programação é gratuita e pode ser conferida e acompanhada no site oficial do evento www.festivalmi.com.br.

Primeiro dia

pós a abertura oficial da 16ª edição, o domingo com o Mi segue animado e plural. O paulista Hélio Ziskind apresenta às 16h30 seu show infantil com músicas para criança gostar de música, comentando também a motivação de algumas de suas composições para programas da TV Cultura. Seguimos às 17h20 com a apresentação de Mãeana e Bem Gil, que apresentam um show com canções inéditas de vários compositores e artistas contemporâneos e encerramos a noite com professoras e professores de várias edições do Mi, neste encontro com os Mestres do Mi que contará com a mediação de Rodolfo Forte, Orlângelo Leal, Manu Cavalaro e Rômulo Santiago.

Pocket shows com artistas cearenses

Trazendo pluralidade de estilos e a diversidade e maestria que a cultura cearense tem, 11 pockets shows espalham-se pelos cinco dias de evento, abrindo a programação da noite de cada dia. Abidoral Jamacaru (Cariri), Cristiano e Humberto Pinho (Viçosa do Ceará), Moon Kenzo (Sobral), Oigá (Cariri) e Os Bardos (Tianguá) trazem sonoridades da região da Ibiapaba. Na capital, os palcos recebem Orquestra Transversal, Luiza Nobel, Viramundo, Carlinhos Patriolino Trio e Vacliant. Os shows foram gravados em diversos espaços parceiros, como o Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar e no SESC Crato, seguindo todos os protocolos.

Patrimônio material e imaterial da Ibiapaba

Mantendo seu laço com o patrimônio material e imaterial da Ibiapaba, este ano o Festival Mi convida o público a visitar uma sessão especial em seu site, dedicada a compartilhar registros e pesquisas sobre o percurso do patrimônio cultural, turístico e histórico, realizados nas últimas edições do evento. Uma oportunidade do público conhecer a riqueza que a região da Ibiapaba tem para compartilhar e as histórias que ecoam pelas ruas de Viçosa do Ceará, seja com as serenatas inspiradas por Zé Músico, a cultura e os saberes populares dos Tesouros Vivos da Cultura e a história contada através da arquitetura preservada.

Nação Tabajara

Desde sua última edição, o Mi mantém parceria com o Coletivo Nação Tabajara, grupo de artistas da região que realiza o trabalho de difusão e produção artística local, através de festivais, mostras, cursos e oficinas. Em 2019, o Palco Nação Tabajara integrou a programação de shows. Este ano, com curadoria do Coletivo Nação Tabajara, o site do festival recebe uma galeria com 15 vídeos de artistas da música e da dança da região, divulgando trabalhos recentes com toda sua multiplicidade de gêneros e estilos. A sessão ficará disponível para visita durante todo o período do evento.

Música e acessibilidade

Além das oficinas que ocorrem entre os turnos de manhã e tarde, como parte do eixo formativo do Festival Mi, 06 mesas e palestras sobre Música e Acessibilidade Cultural também acontecerão. Também complementam e diversificam a agenda do Mi as oficinas que aconteceram antes do evento, os diálogos sobre formação musical, bandas de música e musicoterapia.

Serviço

16º Mi – Festival Música de Ibiapaba
Período: 25 a 30 de julho
Gratuito e online
www.festivalmi.com.br

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)