Eventos sociais terão protocolo de retomada definido hoje, diz coordenador

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Bebida alcóolica é uma das principais preocupações da Sesa para os eventos sociais, diz coordenador (Foto: Divulgação)
Foto: DivulgaçãoBebida alcóolica é uma das principais preocupações da Sesa para os eventos sociais, diz coordenador

Uma nova proposta de protocolos para a retomada dos eventos sociais será levada ao governador Camilo Santana nesta sexta-feira, 2, revelou Flávio Ataliba, coordenador do comitê de retomada e secretário executivo de Planejamento e Gestão. A data na qual este tipo de evento poderá ser realizado também deve ser estabelecida hoje, segundo ele.

Ontem, 1º, na companhia do setor produtivo, ele foi apresentado à proposta da Secretaria de Saúde (Sesa) para os eventos sociais. Entre as preocupações estão o abuso de bebida alcóolica e as pistas de dança. Mas observações sobre pessoas controlando a entrada dos banheiros e o distanciamento entre as mesas também fizeram parte dos apontamentos dos especialistas em saúde, de acordo com Ataliba.

“As pessoas acabam negligenciando os cuidados por conta da bebida. O nosso cuidado é que todos, tanto empresários quanto promotores de eventos sociais, precisam ter atenção redobrada neste segmento para que não haja risco de contaminação e, assim, acabaria retrocesso (do plano de retomada)”, ressaltou o coordenador.

Mas antes de levar as regras para o governador, ele afirmou que deve receber ainda hoje propostas do setor produtivo, que estava presente na apresentação, mas não fizeram contrapropostas ainda. A ideia é consolidar o documento a partir da ponderação dos dois lados e levar para apreciação de Camilo.

A data de retomada dos eventos sociais também deve ser uma das definições do governador nesta sexta-feira. No entanto, depois de conferir um prazo de 14 dias de duração para os decretos, Camilo só terá obrigação de revelar as datas e os novos protocolos na próxima semana, quando o decreto atual tem a validade vencida.

Outra expectativa de mudança já externada pelos promotores de eventos e hotéis é dos critérios para os eventos coorporativos. A exigência de testagem clínica ou vacinação de todos os presentes nas instalações de buffets ou salas de conferência de hotel inviabilizou a volta desta modalidade, deixando os negócios sem incremento.

“Agora, estamos exatamente na definição de casamento, batizado, aniversários, etc. São segmentos que sofreram bastante com a pandemia e a gente quer a retomada, mesmo em escala ainda pequena, destes eventos. Vai dar algum alivio com toda a responsabilidade”, reforça Ataliba. (Com informações de Beatriz Cavalcante)

Pontos de atenção

Controle nos banheiros

Pessoas controlando entrada e saída dos banheiros do local onde acontece o evento

Distanciamento

Posicionamento das mesas precisam de regras para garantir o distanciamento

Sem pista de dança

A dança é uma preocupação dos sanitaristas, por favorecer a aproximação das pessoas e, assim, a possível contaminação por Covid-19

Bebida alcóolica

Outra questão levantada na reunião do comitê de retomada é a liberação ou não das bebidas alcóolicas nos eventos sociais

        o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)