Coordenador do Pacto do Novo Cariri Oeste, Rutemberg Fortaleza, afirma que um dos principais desafios será a construção de uma técnica agropecuária, além do fortalecimento do turismo religioso e cientifico

Blog do  Amaury Alencar
0


 Rutemberg Fortaleza, Secretario de Desenvolvimento Agrário do Município de Araripe  e  Coordenador do Pacto do Novo Cariri Oeste com exclusividade o Blog do Amaury Alencar falou sobre o encontro realizado no município de Salitre nesta terça-feira, encontro que envolveu, além de Salitre e Araripe, as cidades de  Potengi e  Campos Sales.

Rutemberg Fortaleza afirmou que essa foi a sexta reunião entre presenciais e virtuais,  e que esteve na pauta a caprinocultura, o desenvolvimento do sistema leiteiro, bem como fortalecimento da cultura do algodão e do caju, entre outras, bem como o pleito junto ao governo do Estado de projetos estruturantes e de apoio para os municípios que fazem parte do pacto.

Um ponto citado por Rutemberg é a questão do turismo ecológico, ponto alto da reunião, com foco também  no turismo religioso, que já é um destaque da região do Cariri.

Um destaque a ser levantado é o turismo cultural e artístico, reforçando grupos culturais e folclóricos, com a possível criação de um Festival Cultural do Cariri Oeste.

O coordenador do pacto enfatizou que um dos principais desafios é a construção de uma escola técnica agropecuária, com qualificação para o agricultor e pecuarista, o que fortalece toda cadeia produtiva. Um ponto debatido é a instalação na rede escolar de uma disciplina relativa ao convívio com o semi árido para desde as series iniciais criar um fortalecimento da educação voltada para manutenção do homem em nossa região.

Rutemberg,  disse ainda que  uma semente do pacto, que é a realização de uma feira de exposição agropecuária  em Salitre,   que se tornará um circuito de exposições entre os municípios do Novo Cariri Oeste,  onde os  pequenos criadores, agricultores e expositores terão uma vitrine para todo cariri, ceará e o Brasil. Esse circuito deve ser iniciado assim que os protocolos de combate  a Covid-19 permita a realização.

O coordenador do Pacto reforçou a informação de uma  comitiva constituída pelos  secretários municipais  de Salitre,Araripe, Potengi e  Campos Sales irão ao encontro do governador Camilo Santana,  levando suas demandas  e reforçando as parcerias, parceria essa que já existe, bem como a parceria com o SEBRAE, destacou ele. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)