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22/07/2021

484 empresas são punidas por fraudes em empréstimo




 Um total de 484 empresas que prestam serviços como correspondentes bancários em crédito consignado sofreram sanções da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC). As punições são correspondentes aos meses de janeiro de 2020 a maio de 2021 e foram possíveis após intensificação da fiscalização e das novas regras adotadas pelas entidades.


As punições ocorreram após registro de reclamações de consumidores. Ao todo, 239 correspondentes foram advertidos e 100 tiveram suas atividades suspensas temporariamente. Os reincidentes tiveram suas atividades suspensas por prazos que variam entre 5 e 30 dias.

De acordo com a Febraban, as sanções fazem parte da nova regra adotada pelas duas organizações para monitorar e avaliar a atuação dos correspondentes bancários em relação à oferta de crédito consignado: a autorregulação do consignado, um pacote de iniciativas voltadas à transparência, ao combate ao assédio comercial e à qualificação de correspondentes.

Consumidores
A Febraban recomenda que os consumidores que se sentirem lesados ou fraudados por correspondentes bancários que ofereceram crédito consignado devem procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco, a Ouvidoria da instituição e a plataforma consumidor.gov.br para registrar a reclamação.

Além da quantidade de reclamações registradas nos canais internos dos bancos ou recebidas pelos Procons, pelo Banco Central ou por intermédio do portal consumidor.gov.br, a Febraban avalia as ações judiciais e indicadores de uma consultoria independente, que leva em conta questões de governança e gestão de dados.

Segundo a Federação, o acompanhamento e a aferição das ações irregulares são feitos por várias fontes de informação. A adesão à autorregulação é voluntária por parte dos bancos e reflete o compromisso com o consumidor e com o aperfeiçoamento da oferta do produto. No total, 34 instituições financeiras fazem parte do pacote, o que representa cerca de 99% do volume total da carteira de crédito consignado no país.

Todos os bancos que participam da autorregulação assumem o compromisso de adotar as melhores práticas relativas à proteção e ao tratamento de dados pessoais dos clientes.

Medida
A ferramenta “Não me Perturbe” é outra medida do sistema de autorregulação do consignado. Por meio dela, os consumidores podem proibir instituições financeiras e correspondentes bancários de entrarem em contato com eles para oferecer crédito consignado. Ao todo, de acordo com dados da Febraban referentes a 2 de janeiro e 28 de junho de 2021, 1.758.378 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de oferta do consignado foram registradas na plataforma.

Cuidados
Os consumidores, entre os quais aposentados e pensionistas, devem ter cautela para não cair em golpes e serem prejudicados financeiramente. Veja abaixo alguns cuidados necessários para evitar fraudes em empréstimos consignados;

  • Ler com bastante atenção todo o contrato do empréstimo;
  • Em caso de dificuldade na compreensão, pedir ajuda para alguma pessoa de confiança;
  • Não fornecer senhas e documentos para terceiros;
  • Realizar simulação de crédito online em sites confiáveis;
  • Evitar assinar documentos que desconhece;
  • Em caso de dúvida, procurar agência bancária

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