Quixadá inicia vacinação para população em geral a partir de 59 anos

Blog do  Amaury Alencar
0


 A vacinação contra a Covid-19 na cidade de Quixadá avança mais uma vez e chega a uma das mais aguardadas etapas: a imunização da população em geral. De acordo com a Secretaria de Saúde de Quixadá a nova fase da vacinação terá início nesta quinta-feira (10). A pasta reforça que para ter direito a se vacinar é necessário realizar o cadastro no Saúde Digital.

De acordo com a coordenação local do Programa Nacional de Imunização (PNI), 650 doses da vacina AstraZeneca, da fabricante Pfizer, foram enviadas para Quixadá. O lote com o imunizante chegou ao município no início da semana e após organização do processo logístico por parte da Secretaria de Saúde, a vacinação começa nesta quinta.

A iniciativa acontece em diferentes pontos para evitar aglomerações. A população da sede poderá buscar a vacina no ginásio Rinaldo Roger. Já os moradores de distritos e comunidades da zona rural, poderão se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde, necessitando apenas apresentar a documentação necessária: RG, CPF e cadastro no Saúde Digital, além do comprovante de residência.

Nesta nova fase poderão se vacinar qualquer pessoa que tenha 59 anos. Diferente das outras etapas já obedecidas pelo município, agora não é preciso se enquadrar em nenhuma prioridade, como possui comorbidade ou ser profissional de ensino. Basta ter 59 anos para tomar a vacina. Mas a Secretaria de Saúde reforça que, mesmo que tenha a idade permitida, não poderá tomar a vacina se não tiver feito o cadastro no Saúde Digital.

Nesta quarta-feira (9) o sistema, que é gerenciado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), passou por instabilidades operacionais e ficou fora do ar durante todo o dia. Em nota, a Sesa informou que o problema estava sendo resolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Governo do Estado. A previsão, extraoficial, é que o sistema voltasse a operar somente nesta quinta.

No entanto, ciente da realidade de alguns usuários que não possuem acesso a celulares ou meios de comunicação com internet, a Secretaria de Saúde de Quixadá estará realizando o cadastro manual do Saúde Digital para aqueles que não tiverem condições de realizar o procedimento via celular ou computador.

                                                      sertão Alerta 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)