NOVO DECRETO : Ceará libera aulas do ensino médio, exceto para a região do Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0
Governador Camilo Santana anuncia novo decreto contra Covid-19 no Ceará (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/CAMILO SANTANA)
Governador Camilo Santana anuncia novo decreto contra Covid-19 no Ceará (Foto: REPRODUÇÃO/FACEBOOK/CAMILO SANTANA)

governador Camilo Santana (PT) anunciou no começo da tarde desta sexta-feira, 11 de junho (11/06), autorização para retomar aulas presenciais em todas as séries das escolas do ensino médio. A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo o chefe do Executivo estadual.

Dando continuidade à retomada das atividades econômicas e comportamentais, o novo documento trará autorização para a reabertura de cinemas, museus e bibliotecas com capacidade de atendimento limitada e protocolos sanitários. Já o toque de recolher continua no mesmo horário estabelecido pelo decreto estadual publicado na semana passado: das 23h às 5 horas, de segunda a domingo.

O governador também comunicou que alguns setores poderão funcionar com maior capacidade de atendimento. É o caso de igrejas, templos e academias. "Nós estamos liberando espaços públicos, espaços esportivos, como areninhas", complementa Camilo Santana, em transmissão ao vivo por meio das redes sociais. A liberação não vale para o Cariri, onde a situação é mais grave do que no restante do Ceará.

 "Cabe à macrorregião do Cariri manter todas as restrições do decreto anterior, visto que os dados daquela região ainda são preocupantes e exigem de cada um de nós os cuidados especiais. Lembrando que também recomendamos no decreto que todos os municípios que estejam com indicadores altos façam restrições maiores", destacou o governador. Na ocasião, ele parabenizou os prefeitos que têm adotado medidas mais restritivas quando necessário.

Cenário epidemiológico no Ceará

Camilo disse que segue a tendência de queda da procura por atendimento, casos e mortes. Já a transmissão está estável. O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, informou que a positividade dos exames caiu em todos os municípios, inclusive no Cariri, mas muito mais na macrorregião de Fortaleza.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) também afirmou que, para se deixar de usar máscara, é necessário ter ambiente de baixa transmissão viral, em alusão à fala do presidente Jair Bolsonaro, sobre as pessoas deixarem de usar máscara. "Não é hora ainda de baixar a guarda", disse o secretário. Ele enfatizou que a situação do Ceará é muito diferente de outros estados do Brasil.

O governador repetiu que o Ceará seguirá no esforço para vacinar toda a população. Fez balanço de ações de apoio à economia, com pagamento de conta de água, energia a famílias pobres, pagamento de apoio a profissionais do setor de eventos, entrega de vale-gás, além de medidas de apoio a empresas e pequenos negócios.

Decretos na 2ª onda no Ceará

2º lockdown: o isolamento rígido em Fortaleza começou em 5 de março de 2021. No dia 13, decreto estadual estendeu as medidas para todo o Estado.

12 de abril: no dia 4 de abril, Camilo Santana anunciou o início da flexibilização no Ceará para o dia 12 de abril. Com a reabertura, foram permitidas algumas atividades de serviço e comércio em horários reduzidos, toque de recolher de segunda à sexta-feira e lockdown aos fins de semana. 

17 de abril: decreto anterior foi mantido, com liberação de atividades físicas individuais em espaços públicos.

23 de abril: flexibilização avança com liberações para escolas, igrejas, templos. barracas de praia e academias de ginástica. Lockdown continua aos sábados e domingos.

30 de abril: Camilo anuncia flexibilização aos sábados e domingos, com autorização para funcionamento de comércio e restaurantes. Na semana, as regras seguem as mesmas.

7 de maio: após quatro semanas de flexibilização, o Ceará não avança na reabertura, mantendo as medidas em vigor. Dois indicadores acenderam sinal de alerta: alto patamar de internações e aumento na positividade de exames

14 de maio: Região de Fortaleza e de Sobral avançam na flexibilização, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe continuam com as mesmas restrições.

22 de maio: decreto anterior é prorrogado mantendo ampliação Fortaleza e de Sobral e medidas mais rígidas nas outras três regiões do Estado

29 de maio: decreto amplia flexibilização no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, que passam à mesma situação de Fortaleza e Sobral. Cariri mantém restrições

4 de junho: decreto amplia horário de funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas e toque de recolher vai para 23 horas. Exceção é Cariri, onde restrições são mantidas

        Blog do Amaury Alencar o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)