Morre Júlio César Vieira, ex-treinador e um dos grandes nomes no Futsal no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Júlio César Vieira morreu aos 90 anos devido a causas naturais  (Foto: Divulgação / Gerson Vieira)
Júlio César Vieira morreu aos 90 anos devido a causas naturais (Foto: Divulgação / Gerson Vieira)

O cearense Júlio César Vieira, icônico técnico e um dos responsáveis pelo Futsal no Ceará, morreu na manhã desta segunda, 21, aos 90 anos, devido a causas naturais. Multicampeão nas quadras, com títulos locais, nacionais e internacionais, César deixou cinco filhos, 10 netos e um legado no esporte.

Um dos personagens mais importantes da história do Futsal, César Vieira esteve presente e foi um dos organizadores da primeira partida disputada no Ceará, em 1955. Junto com outros diretores dos clubes, construiu a primeira quadra do Estado, na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, para a realização dos jogos.

Em toda a carreira, César colecionou títulos por onde passou. No Ceará, o treinador comandou o Sumov, Arsul, Coelce e Banfort, sendo campeão Estadual por todos os clubes. Em Santa Catarina, assumiu o Perdigão e também conquistou o título local.

Nacionalmente, em 1960, quando treinou a Seleção Universitária do Ceará, foi campeão Brasileiro da modalidade. Pelo Brasil, foi campeão mundial de Futebol de Salão (1982 e 1985), Pan-Americano (1980 e 1984) e Sul-Americano (1983 e 1986). César ainda conquistou a marca de vencer ao menos uma vez todos os campeonatos que disputou.

Com uma galeria invejável de troféus e com grandes contribuições para o Futsal no Brasil, Júlio César Vieira deixou uma enorme herança no esporte para as próximas gerações. Como afirmou seu filho, Gerson Vieira, o pai foi “um dos cearenses que foi o melhor do mundo naquilo que se propôs a fazer".

                     o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)