Moda e tradição caririense voltam a ser destaque na São Paulo Fashion Week

Blog do  Amaury Alencar
0

 



                            foto divulgação / Fecomércio

A tradição de um território é marcada pela vida de seu povo, entre saberes e fazeres, que perpetuam de geração em geração. Berço de uma cultura própria, a região do Cariri cearense, tem cores, danças, trajes, festas, histórias e ícones únicos, que representam um legado vivo. Nesse cenário de riquezas naturais e culturais, o Sistema Fecomércio, por meio da atuação do Sesc e do Senac, tem uma ampla experiência no Cariri com incentivo ao desenvolvimento econômico e social da região.

A partir da união entre as ações do programa de cultura do Sesc e o segmento de moda do Senac, surge a parceria dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, um dos principais percursores no que se refere à moda com DNA brasileiro. O projeto consiste no planejamento e criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e Mestres da Cultura do Cariri. O lançamento dessa Collab acontecerá no dia 23 de junho, na abertura da principal semana de moda do país, a 51ª São Paulo Fashion Week, apresentada via streaming para o mundo.

Collab

O processo criativo aconteceu através de reuniões semanais de forma remota, nas quais os alunos, instrutores e o estilista compartilharam pesquisas e técnicas para a construção da coleção. Mesmo à distância, devido ao cenário de pandemia, os alunos expressaram suas vivências da região para contextualizar o artista, que ouviu todas as colaborações e sugestões em um rico intercâmbio de experiências.

Com uma marca registrada em seus desfiles que estabelecem um diálogo entre cultura brasileira com o mundo contemporâneo, Ronaldo Fraga chega ao Ceará para a etapa final da Collab com o Senac e o Sesc, reconhecendo o território de tradição e cultura que protagonizam a coleção. O estilista tem em sua trajetória projetos com foco na reafirmação cultural de pequenas comunidades em diferentes regiões do Brasil. Agora, chegou a vez do Cariri Cearense.

“Desde o princípio tínhamos como ponto de partida e tema gerador do projeto os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri. Adentramos nesse mágico e fascinante universo por diferentes vias: pesquisas, referências, imagens, histórico, conversas e debates e principalmente visitando alguns desses lugares, fotografando, conversando com os mestres” afirma Ariane Morais, Instrutora e Consultora de Moda Senac Cariri.

Cariri tá na Moda

Inserindo os Museus Orgânicos como referência na coleção de moda, o Sistema Fecomércio tem como propósito fortalecer a moda autoral e a cultura do Cariri, de acordo com Isaac Coimbra, Gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará, aliando uma perspectiva de vida melhor para seu povo nos aspectos turístico, econômico, social e cultural.

Foto: Divulgação/Fecomercio

“Queremos estimular a valorização da moda do sertão que tem uma marca registrada. Existe na região uma forte influência das costureiras que formaram uma identidade ao longo dos anos e que com o tempo foi se perdendo. Essa criatividade é uma herança cultural que merece ser resgatada pelas novas gerações”, pontua.

No total, serão oito museus orgânicos que configuram uma rota de saberes, sendo eles o Museu do Ciclo do Couro, mais conhecido como Memorial Espedito Seleiro; Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão. A proposta do Sesc é que a região conte com 16 museus no total, que, juntos, vão ter a missão de preservar nossa cultura, cada vez mais expressiva, além de contribuir para o fomento do turismo social. Estes são os equipamentos que fazem parte dessa parceria com o estilista Ronaldo Fraga, que serviram de inspiração. Além dos Mestres, o Ronaldo também teve referências de toda a cultura do Cariri.

Essa será a segunda vez que o Cariri irá brilhar nas passarelas do maior evento de moda do Brasil e mais importante da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Em 2019, com a coleção SerTão Cariri em uma colaboração do Senac Ceará com a marca de jeanswear Amapô, a parceria levou traços marcantes da região cearense para o desfile. Também em 2019, a moda autoral caririense, estimulada pelo Senac, ganhou espaço de destaque no Dragão Fashion Brasil, maior encontro de moda autoral da América Latina, com a coleção cápsula Cariri Visceral, idealizada pelos alunos do curso de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Cariri.

Memória e legado

Foto: Divulgação/Fecomercio

Com forte presença na região do Cariri, o Sesc atua na valorização dos Mestres da Cultura, definidos como “Tesouros Vivos da Cultura”, detentores de conhecimentos e ensinamentos em diversas áreas como da tradição popular. Sempre presentes na programação da instituição, também protagonizam o projeto Museus Orgânicos, uma parceria do Sesc com a Fundação Casa Grande, que ressignifica a casa dos Mestres, transformando-as em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local a partir de um acervo material e também humano.

Retratam um vínculo entre o legado histórico do saber dos Mestres da Cultura e onde nasce e reside a tradição: suas origens e vivências do cotidiano. Objetos pessoas, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais são algumas das características que denotam os espaços chamados de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri. No total, 8 museus orgânicos configuram atualmente uma rota de saberes.

Elane Lavor, gerente do Sesc Juazeiro do Norte, acredita que essa é uma excelente oportunidade para fazer um intercâmbio de ideias e saberes entre mestres e artistas, o que despertará o interesse de um novo público pela região.

“Com essa parceria, vamos conseguir alcançar muito mais pessoas, levando nossa cultura para o mundo através do segmento da moda. E esse é o nosso papel, fomentar a tradição popular e unir forças para não deixar essa sabedoria morrer. O público vai perceber o quanto o simples é bonito, rico e agregador”, diz.

Entrelaçando o resgate das tradições com a originalidade da moda do Cariri, o Senac Ceará, estimula o crescimento da região a partir do ensino profissionalizante. Segundo Cristiano Saraiva, Gerente do Senac Cariri, toda riqueza histórica com combinações de cores fortes, inspirou o Senac a incentivar a moda autoral, promovendo a criatividade dos alunos para apresentar esse patrimônio cultural nas principais passarelas de moda do país.

                                       ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)