Município de Tamboril irá trabalhar o setor do Turismo nas seguintes frentes: Cultural, eco turismo, aventura, negócios, cientifico e religioso

Blog do  Amaury Alencar
0

 



               

                            

O MUNICÍPIO DE TAMBORIL, situa-se na Microrregião dos Sertões de Crateús, com uma população beirando os 30.000 habitantes, com uma área territorial de 1.961,634 Km², disto a 301 km da Capital, fundado no dia 4 de Outubro de 1854, mais de um Século e Meio de História que enaltece o estado do Ceará.

O Prefeito MARCELO MOTA, está ciente dos desafios que terá que enfrentar e do árduo trabalho a ser executado no Município de TAMBORIL porém, ele com sua determinação e visão de futuro, fará valer a importância do município cujo potencial o credencia como um dos futuros Roteiros Turísticos do Estado do Ceará, vontade de trabalhar não lhe faltará e ousadia para buscar parcerias também não.
A Secretária de Turismo e Cultura do Município, PALOMA TIMBÓ, sabe que tem a frente um grande desafio a ser trabalhado que irá necessitar de jogo de cintura, sabedoria para identificar o vasto potencial do município e visão de futuro e para isso já começou a trabalhar duro tendo um olhar mais abrangente para o Setor do Turismo, onde o município desponta como potência na Região.
Segundo a secretária PALOMA TIMBÓ sua pasta estará voltada para priorizar o Setor do ARTESANATO capaz de gerar ocupação e renda no município, o que garantirá maior volume de negócios através do Centro de Artesanato local, o ECOTURISMO vislumbro com o potencial dos SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS que é um importante atrativo porém, como trata-se de um ACERVO NACIONAL teremos que dialogar e fechar parcerias com os Órgãos afins especialmente o IPHAN. 
Os Sítios Arqueológicos com os Painéis Rupestres precisam da nossa vigilância e proteção para se manterem intactos, são bens patrimônios que pertencem à Nação em nosso território, não poderemos abrir mão desses atrativos. Ao compatibilizar as atividades do ecoturismo com a conservação das áreas naturais, estaremos dando nossa contribuição para a sustentabilidade do nosso Bioma, o Bioma Caatinga onde estamos inseridos. O Turismo Religioso e de Aventura é muito forte por esses lados de cá, a figura do VAQUEIRO, retrata a coragem e valentia do nosso povo, eles fazem um espetáculo à parte e com eles, queremos aproveitar via ecoturismo como um elo de ligação com a Educação Ambiental.
Outra grande preocupação nossa será com o embelezamento da nossa cidade e sedes dos distritos precisamos, valorizar as Árvores Nativas da Caatinga, incorporá-las na arborização urbana para que a cidade se torne verde, agradável e atrativa. 
Irei me espelhar no que tange ao embelezamento da cidade de Tamboril através do Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá cujas crianças e adolescente integrantes do projeto inovador, fizeram verdadeira revolução silenciosa na cidade, mudando radicalmente a geografia local. Irei adaptá-lo em nosso município. O que é bom se copia e com ele, espero, causar também um impacto positivo em nossa terra.
Trabalharei para fortalecer os laços com a cooperação interinstitucional com foco na participação ativa e efetiva de todos os segmentos atuantes do setor do turismo, do meio ambiente e da cultura em nosso município.
O estímulo à capacitação de recursos humanos na área do ecoturismo, aproveitando o nosso capital humano será meta prioritária precisamos, capacitar nossa juventude e que eles sejam os GUIA DO TURISMO em nossa terra.
Estarei atenta nas PARCERIAS com as Secretarias Estaduais do Turismo, do Meio Ambiente, a Cultura e com o SEBRAE/CE, para juntar esforços, somar conhecimentos e fazer a coisa acontecer em nossa terra e caberá o poder público local, incentivar, promover e estimular a melhoria da infraestrutura da nossa cidade e dos pontos com potencial turístico, para que possamos lograr êxito.
No momento, estamos concentrados e trabalhando para a criação do Conselho Municipal do Turismo e da Cultura bem como o Fundo do Turismo e da Cultura, que credenciará o município para celebrar parcerias com o Estado e a Federação. Nosso diálogo será estreito a nível municipal, estaremos de mãos dadas para fazer o melhor em prol dessa administração municipal e pelo nobre povo de Tamboril.
Outra importante ação será o DIAGNÓSTICO DA OFERTA TURÍSTICA DO MUNICÍPIO DE TAMBORIL bem como cumprir com os critérios exigidos pelo Ministério do Turismo e da SETUR, para integrar nossa terra na Região Turística do Mapa do Turismo Brasileiro, a tarefa será árdua mas valerá a pena os esforços, por ter a certeza de que, seremos coroados com o sucesso. Finaliza a jovem secretária PALOMA TIMBÓ.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)