Após morte da mãe por Covid, estudante faz rifa para pagar formatura

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Mãe e filha: Marta Meneses e Ivna Pontes. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mãe e filha: Marta Meneses e Ivna Pontes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de números, as mortes por Covid-19 são responsáveis por causar dores que jamais serão esquecidas. É o caso da estudante de psicologia de 24 anos, Ivna Pontes que perdeu a mãe, Marta Menezes, de 63 anos, para a doença no final do mês de março de 2021. “Desde sempre era eu e minha mãe. Ela era mãe solteira”, relata Ivna.

Dona Marta era a responsável pelo sustento da casa. Após a morte da mãe, as dificuldades financeiras fizeram com que a jovem tivesse de realizar uma rifa de maquiagens para poder concluir o pagamento da formatura. Para conseguir uma renda, Ivna relata que montou uma loja online de maquiagens (@lojabebeauty).

No entanto, a estudante conta que as vendas estão reduzidas: “As vendas estão muito fracas, mas pelo menos ela [dona Marta] já tinha me ajudado a montar essa lojinha”. Foi aí que também surgiu a ideia de realizar rifas para conseguir pagar as contas, terminar de pagar a formatura e o resto da graduação.

Dona Marta

Mãe solteira, Marta Menezes era funcionária pública. Quando se refere à mãe, Ivna diz emocionada: "Ela era uma mulher incrível! Eu espero ser pelo menos metade do que ela foi”. Dona Marta dedicou sua vida ao trabalho, à faculdade e aos cuidados com a filha.

Esses cuidados floresceram em uma grande amizade entre mãe e filha. Marta estava presente em todos os âmbitos da vida de Ivna. O apoio mútuo se estendeu em todas as áreas da vida das duas. A estudante diz que sempre pode contar com o companheirismo da mãe, como foi com o curso superior e para montar sua loja virtual.

Com 63 anos, Marta faleceu no mês de março, vítima de complicações da Covid-19. "No mês de março ela faleceu muito subitamente. Infelizmente, eu era dependente dela e não fiquei com nenhuma renda. Fiquei com o que ela deixou, a casa onde moro".

As duas adoeceram juntas por causa do coronavírus. "Eu também tive Covid-19. Eu estive internado e apresentei falta de ar. Meus pulmões ficaram entre 50% a 75% comprometidos", relata a jovem que se recupera da doença, mas afirma ainda apresentar algumas sequelas.

Além da mãe, Ivna também morava com a avó, que morreu no ano passado, 2020. O luto atravessou a jovem por dois anos seguidos. Emocionada ela diz que a avó era uma segunda mãe. Atualmente, Ivna está conseguindo se manter emocionalmente com a ajuda do namorado e da tia: "O meu namorado cuidou de mim e da minha mãe quando a gente pegou Covid-19. E até hoje ele cuida de mim, me dando forças agora", conclui.

Kit

O Kit de Skincare (cuidados para pele) está sendo rifado por 5 reais e contém 1 Água Micelar e 1 Gentle Cleanser da marca Beyoung. O sorteio ocorrerá no dia 01 de julho no meu perfil do Instagram: da estudante @ivnampontes.

Ivna considera que teve duas mãe: 

             O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)