Alunos da Rede Municipal de Ensino de Banabuiú, são premiados em Olimpíadas Científicas Nacionais

Blog do  Amaury Alencar
0

 

                 

Mesmo em meio as adversidades enfrentadas pela pandemia, as escolas municipais de Banabuiú continuam empenhadas em promover e estimular metodologias ativas de ensino, que permitam com que seus alunos avançassem no conhecimento. Fruto deste trabalho é o resultado de 21 alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, competindo com alunos de todo o Brasil na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA e uma medalha de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC. Os alunos premiados, são oriundos das escolas municipais da sede e zona rural do município.



A OBA é um evento científico é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Ela é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica. A Olimpíada envolve ciências, física e geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.



A ONC, é um concurso externo promovido atualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa das Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, que tem como objetivo: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas,; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.



Mais uma vez as escolas municipais de Banabuiú demostram sua força, mesmo em meio a um atípico ano, onde a pandemia da covid-19 se fez presente. Nossos parabéns a todos os alunos, pais, gestores e professores, pelo trabalho e incentivo, na busca do aprimoramento do conhecimento. Em virtude da pandemia, a Secretaria de Educação está realizando a entrega das medalhas e certificados nas unidades escolares e/ou nas casas dos alunos premiados.


                        Roberto Moreira 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)